1ª PÁGINA


Covid-19: Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada assinaladas simbolicamente

As Grandes Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, nos Açores, organizadas pela Câmara Municipal, vão ser assinaladas no fim-de-semana, "mas de forma simbólica", atendendo às medidas de contenção da pandemia.

A informação foi avançada em comunicado pela autarquia, lembrando que as Grandes Festas do Divino Espírito Santo deste ano "foram canceladas precisamente em consequência da Covid-19", mas "tendo em conta a importância destas festividades" a autarquia "entendeu assinalar as mesmas simbolicamente".

Esta 17.ª edição decorre entre os dias 10 e 12 de Julho, referindo o município, por exemplo, que "na escadaria principal dos Paços do Concelho ficará o Quarto do Espírito Santo", que será aberto esta sexta-feira à tarde.

As Portas da Cidade e a fachada da Câmara Municipal estarão ornamentadas "a preceito para lembrar esta tradição secular".

Na sexta-feira, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da Divisão de Desenvolvimento Social, fará a distribuição de pensões a 53 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.

Estas pensões são constituídas por 1.000 quilos de carne, doados, 55 pães e 80 bolos de massa sovada, no total.

No domingo, na Igreja Matriz de São Sebastião, será realizada uma missa em honra do Divino Espírito Santo.

A autarquia sublinha que este "é um ato simbólico" e apela ao cumprimento das recomendações sanitárias, evitando-se os ajuntamentos, com vista à salvaguarda da saúde pública.

As Festas do Espírito Santo têm uma forte expressão em todo o arquipélago dos Açores, envolvendo tradicionalmente cerimónias religiosas e a partilha de refeições na rua, além de actuações musicais e outras iniciativas comunitárias.


Voltar a Sol Português