COMUNIDADES EM FOCO


Tributo a Little Portugal BIA junto ao Galo de Barcelos

Por Luís Aparício

Sol Português

No domingo (5), a comunidade portuguesa juntou-se em bom número à cerimónia de tributo à associação de comerciantes Little Portugal Toronto (LPT) BIA, que decorreu junto ao monumento do Galo de Barcelos, projecto de arte pública inaugurado em Setembro de 2021 que ganhou "pouso permanente" no jardim Lakeview Avenue Parkette, na Dundas Street West.

"O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é uma data importante aqui no Little Portugal, um local cheio de história portuguesa, e actualmente esta cerimónia é parte integrante das suas tradições", afirmou Anabela Taborda, que preside ao Conselho de Administração da LPT e é também gerente do balcão do IC Savings naquela zona da cidade.

A adida cultural da Embaixada de Portugal no Canadá, Rita Sousa Tavares que não pôde estar presente na inauguração da instalação do Galo de Barcelos mas teve parte integrante no projecto salientou que esta zona da cidade "tem um valor imensurável para a comunidade portuguesa em Toronto" mas não tem dúvidas que "passadas algumas décadas, o Little Portugal não é mais só um reflexo da nossa comunidade, mas um bairro ecléctico e cosmopolita que, vemos, está cheio de vida cultural".

O mesmo destacou o cônsul-geral de Portugal em Toronto, José Manuel Carneiro Mendes, lembrando que o Little Portugal já faz parte do "roteiro de Toronto", resultado do trabalho de promoção desenvolvido pela BIA e pelos seus responsáveis.

Para além da cerimónia junto à estátua do Galo de Barcelos, "de grande significado para o povo português, para a diáspora e para a comunidade que aqui reside e trabalha em Toronto", como ressalvou, o diplomata fez questão de referir também o festival de rua Do West Fest, que decorria nesse fim-de-semana e que atraiu grandes multidões à icónica rua Dundas.

"É um evento que se projecta para fora, que mostra que a comunidade portuguesa está de tal forma integrada nesta sociedade de acolhimento, a sociedade canadiana, que já faz parte dela; mais ainda, participa activamente neste conceito de multiculturalidade", afirmou.

Integrada no programa de eventos oficiais da Semana de Portugal em Toronto, organizada pela Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO), a cerimónia de domingo serviu também para a apresentação do hino dedicado ao Galo de Barcelos, composição escrita por Jerry Levitan e que, nas palavras do presidente da Associação Migrante de Barcelos de Toronto (AMBT), Vítor Santos, "mexe com o coração dos barcelenses".

Intitulada "A Lenda do Galo de Barcelos", a canção composta pelo advogado, escritor, actor, cineasta e músico Jerry Levitan que não pôde estar presente na cerimónia por motivos de saúde foi adoptada como hino da AMBT e pode ser escutada no portal do Little Portugal Toronto BIA e na página do Facebook da colectividade barcelense.

Presentes neste cerimónia, para além dos referidos oradores, estiveram a deputada federal Julie Dzerowicz e a deputada provincial Marit Stiles, representantes do distrito de Davenport nos respectivos parlamentos, e da vereadora local e vice-presidente de Toronto, Ana Bailão, entre outras entidades.


Voltar a Comunidade em Foco


Voltar a Sol Português