1ª PÁGINA


Concurso de Cantores:

Primeiras quatro concorrentes apuradas para as semifinais da competição

Por João Vicente

Sol Português

Katelyn Mohan, Samantha Gavin, Maria Kirschner e Precious Hernandez são as primeiras quatro cantoras apuradas para as semifinais da 12.ª edição do Concurso de Cantores com John Santos.

A primeira ronda de qualificação decorreu na pretérita quarta-feira (1) na Casa do Alentejo de Toronto, onde irão decorrer também as restantes sessões de qualificação e onde as audições para o popular concurso – também conhecido pelas iniciais SCJS (sigla em inglês) – tiveram início em Setembro e concluíram este domingo (5).

Entre os 20 jovens em prova, Katelyn Mohan e Samantha Gavin qualificaram-se na categoria de juvenis com as canções "Million Reasons", de Lady Gaga, e "Girl on Fire", de Alicia Keys, respectivamente, enquanto as colegas Maria Kirschner e Precious Hernandez o fizeram no escalão de adultos com os temas "Let it go", de James Bay, e "That's what I like", de Bruno Mars,

Os concorrentes não apurados vão poder tentar de novo na quarta e quinta sessões de qualificação, marcadas para 24 de Janeiro e 21 de Fevereiro, incluindo alguns talentos luso-canadianos que se destacaram e que tornaram a selecção das semifinalistas uma decisão difícil.

Foi o caso de Aidan Rodricks, que tem uma costela portuguesa e que nessa noite interpretou "Don't stop believing", dos Journey, cujo vocalista original era o luso-americano Steve Perry.

Mas outros cantores brilharam também nesta primeira sessão de apuramento, incluindo Kassandra Taiariol, com "Valerie", de Amy Winehouse; Christina Bruno, com "Better when I'm dancing", de Meghan Trainor; Jessica Bensette, com "Bring me to life", da banda Evanescence; e Jessica Towler, com "Make you feel my love", de Adele.

Também Mikaela Santos e a luso-canadiana Inês Sousa tiveram prestações interessantes, embora não tão fortes, pelo que terão agora oportunidade de apurar as suas aptidões nas sessões de treino semanais organizadas pelos responsáveis pela competição.

A luso-canadiana Allyson Arsénio-Rod, que já antes fez parte do júri, desempenha o papel de professora de canto e tem estado a acompanhar os concorrentes.

Como nos salientou, para esta primeira sessão concentrou os seus esforços em estimular estes jovens para que dessem o seu melhor em palco.

"Muitos deles aparecem aqui muito nervosos e isso é algo que tenho de mudar", diz-nos Allyson, que adianta recorrer a "técnicas de respiração que os ajudam a descontrair", mas também a "métodos espirituais porque acredito que se enviarmos energia nervosa recebemo-la de volta, e isso afecta a actuação".

Acima de tudo, gostaria que as pessoas percebessem que apesar destes jovens não estarem ainda "no ponto", estão-se a esforçar e a trabalhar com afinco, por isso a actuação que deram agora "não é a que vão dar daqui por seis meses".

E aí também reside muito do valor deste concurso, que permite ao público acompanhar e assistir ao desabrochar e à progressão artística destes jovens talentos cheios de potencial.

Nessa noite, e após cada actuação, os concorrentes dirigiram-se à sala adjacente para uma entrevista com Marisa Oliveira, que dirige a SCJS-TV na emissão das provas em directo no YouTube (tinyurl.com/concursocantores).

De resto, nesta que é já a sua 12.ª edição, o Concurso de Cantores conta agora também com o apoio da Global Campus Network, uma iniciativa de um grupo de jovens da Universidade Ryerson, encarregados da produção e transmissão em directo para a Internet.

Criado pelo casal John e Lisa Santos, o concurso, que arrancou inicialmente na comunidade portuguesa, passou a incorporar outras culturas conforme foi crescendo a sua popularidade e mantém uma presença activa também na Internet (thesingingcontest.com) e no Facebook (facebook.com/TheSingingContest).

Findas as actuações e recolhidos os votos do público foi altura de os juntar à votação do júri – nessa noite composto por Mike McDonnell, Mike Sleath, Karen Figueira, Alain Ventura e Sandeep Sunanan – para a classificação final.

Após seleccionar duas pessoas da plateia por sorteio foi altura de procederem à contagem enquanto os dois Mikes do júri, McDonnell e Sleath, mantiveram as cerca de duas centenas de espectadores entretidos com algumas canções.

As duas semifinais, onde serão seleccionados os finalistas deste ano, vão realizar-se a 24 de Fevereiro e 13 de Março, estando a grande final marcada para dia 21 de Abril, altura em que serão decididos os vencedores deste ano nos dois escalões etários (juvenil e adultos).

Entretanto, o público poderá assistir à próxima sessão de qualificação que se vai realizar no dia 22 deste mês, pelas 18h00, mais uma vez na casa do Alentejo de Toronto.


Voltar a Sol Português