1ª PÁGINA


Eleições Federais: Justin Trudeau esteve em Davenport em apoio à candidata local

A campanha da deputada e candidata do partido Liberal pelo distrito mais português do Canadá, Julie Dzerowicz, recebeu este fim-de-semana um importante impulso com a visita de Justin Trudeau, que no domingo (5) participou num comício junto à sede da política que desde 2015 representa Davenport no governo federal.

Uma "injecção de energia" para os últimos dias da campanha, antes dos eleitores irem às urnas a 20 de Setembro para escolher o novo governo para os próximos quatro anos,

foi como alguns dos muitos participantes e apoiantes da candidata – um bom número dos quais de origem lusa – descreveram a passagem do actual Primeiro-ministro e dirigente do partido Liberal por Davenport.

Nas palavras que dirigiu ao público, Justin Trudeau reconheceu os sacrifícios que todos tiveram de fazer durante a pandemia, mas garantiu que o fim da crise está próximo e sublinhou que o que está a ser pedido aos eleitores nestas eleições antecipadas é que escolham o futuro que desejam para o país ao escolherem o governo que irá delinear o caminho a seguir nos próximos anos.

O dirigente Liberal fez questão de elogiar o sucesso da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e de salientar a importância de imunizar o maior número possível de pessoas para que o desconfinamento e a reabertura da economia possa ser total, ao mesmo tempo que defendeu o programa implementado pelo governo federal para certificar o estatuto de inoculação dos viajantes e dos trabalhadores sob jurisdição federal.

Par a par com os Conservadores nas sondagens, Justin Trudeau aproveitou para reiterar alguns dos principais aspectos da plataforma Liberal, classificando-a como "a que melhor responde aos desafios futuros do país".

Um governo Conservador significaria, nas suas palavras, um retrocesso na implementação do programa de infantários nacionais ("National ChildCare") e levaria ao levantamento da proibição instituída pelo governo Liberal de um grande número de marcas e modelos de armas consideradas "de estilo combate" no Canadá.

Entretanto, afirmou ser necessário "ir mais longe" e acelerar a implementação de medidas protectoras do meio-ambiente e de combate às alterações climáticas e, numa tentativa de se defender da acusação de se aliar à esquerda, salientou não precisar do apoio do NDP e que foi o seu partido que apresentou o plano mais arrojado.

Junto ao dirigente Liberal, Julie Dzerowicz destacou que foi o governo de Justin Trudeau que apoiou as famílias e as empresas durante a pandemia e mostrou-se esperançada que as eleições lhe dêem um novo mandato para poder continuar a servir a comunidade de Davenport.

A disputa promete ser renhida em vários distritos de Toronto, incluindo em Davenport onde os observadores políticos prevêem uma luta titânica entre a candidata Liberal, que desde 2015 representa em Otava este distrito, e Alejandra Bravo, a concorrer pelo partido NDP.


Voltar a Sol Português