CANADÁ EM FOCO


Homem tenta incendiar sede do Departamento das Finanças em Otava

Segundo um comunicado da polícia de Otava, por volta das 7h30 de domingo (7) um homem de 33 anos tentou deitar fogo à sede do Departamento das Finanças do Canadá, no edifício sito ao número 555 da avenida Mackenzie.

O pequeno sinistro foi rapidamente apagado pelo sistema de extintores do prédio e o homem ter-se-á entregue às autoridades, estando a Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) a par do ocorrido, ainda segundo a polícia da capital canadiana.

As autoridades viriam a anunciar nessa tarde que Daniel Joseph Groulx foi indiciado pelo crime de foto posto, pela posse de material incendiário e pelos danos provocados à propriedade, para o que compareceria a tribunal no dia seguinte.

Ninguém ficou ferido no incidente, mas o incêndio e a água expelida pelos extintores automáticos provocaram alguns danos no edifício, conhecido como Prédio Connaught, onde, para além da sede do Departamento de Finanças do Canadá (CRA, na sigla em inglês), estão ainda instalados os escritórios da ministra da Receita Nacional, Diane Lebouthillier, e do comissário da Receita, Bob Hamilton.

A polícia disse não haver motivo que leve a crer que haja mais algum risco para a segurança pública, embora uma declaração emanada da CRA refira desconhecer-se ainda o motivo que levou o alegado criminoso a tentar incendiar o edifício.

O objectivo na altura era avaliar os danos materiais, que incluíam uma janela partida e os prejuízos originados pela água e pelo fumo, assim como proceder às reparações necessárias.

Embora a polícia de Otava tivesse dito inicialmente que o homem tinha arrombado a porta do edifício, um porta-voz da CRA viria mais tarde a clarificar que, na verdade, ninguém tinha chegado a entrar.

A brigada de investigação de crimes de fogo posto está a analisar o incidente e apela a quem tenha alguma informação para que os contacte directamente ou, anonimamente, através do serviço Crime Stoppers.


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português