1ª PÁGINA


Montréal é a maior cidade trilingue do Canadá

Durante o ano de 2017 muitos políticos do Quebeque, e ainda um maior número de nacionalistas, andaram preocupados com o facto de Montréal se estar a tornar uma cidade cada vez mais bilingue. Tal preocupação levou mesmo o Parlamento do Quebeque a aprovar, em Novembro, uma moção que recomenda a todos os empregados e proprietários de lojas e comércios da província que saúdem os clientes com um simples "Bonjour", em vez da mistura franco-anglófona "Bonjour/Hi".

Ora, o censo nacional realizado no ano de 2016 veio mostrar, para espanto de muitos, que a cidade de Montréal é não só grandemente bilingue, como é mesmo a cidade mais trilingue de todo o país.

Este dado específico do censo foi pedido pela Montreal International, uma associação de empresas, e cedido à The Canadian Press na semana passada.

Os números do Instituto de Estatísticas do Canadá mostram que 21 por cento dos habitantes de Montréal falam, pelo menos, três línguas, contra 11 por cento dos habitantes de Toronto e 10 por cento dos habitantes de Vancouver.

Especificando: 850.000 residentes em Montréal falam, pelo menos, três línguas, e mais de 40 por cento dos imigrantes são trilingues.


Voltar a Sol Português