1ª PÁGINA


Organização Nordestense do Ontário:

Convívio anual resulta em donativos para hospital Sick Kids e organização beneficente do concelho

A Organização Nordestense do Ontário (ONO) promoveu sábado (6) o seu 11.º Encontro Anual reunindo num agradável convívio cerca de 550 pessoas no Centro de Convenções Oásis, em Mississauga, e canalizando para o hospital das crianças de Toronto e para uma organização beneficente daquele concelho um donativo resultante das verbas angariadas.

O programa agenda-do, cumprido a rigor, teve início à hora marcada com a mestre-de-cerimónias, Fátima Bento, a dirigir saudações ao público, convidando de seguida ao palco a cantora Jessica Amaro para a interpretação dos hinos do Canadá e de Portugal.

Pouco depois, num ambiente festivo e com a sala decorada a rigor, a MC procedeu à oração de graças e bênção que marcou o início do jantar, um bem preparado repasto que deu ocasião para conversas de mesa lembrando os costumes e as terras de origem.

No decorrer da noite procederam-se aos habituais sorteios com os ingressos de entrada, resultando na entrega de prémios às pessoas cujos nomes foram extraídos à sorte, e vir-se-ia a escutar uma mensagem da presidente da ONO, Otília Prazeres,

Dirigindo-se ao público, a dirigente, que é natural da Algarvia, agradeceu a presença de todos e apresentou os elementos que compõem a organização, a começar pelo repetente Frank Borges (natural da Fazenda), seguindo com os novos elementos, Norberto Medeiros (Fazenda) e Natalie Torrado (Toronto-São Pedro), e terminando com outra repetente, Fátima Bento (da Achadinha), que além de vice-presidente e MC nessa noite actua também como tesoureira e secretária da ONO – funções que reparte com Otília Prazeres.

Para além de nordestenses de várias localidades do Canadá, este encontro atraiu também visitantes dos Estados Unidos, incluindo Tony Soares (natural da Achada), que representou a Organização Nordestense USA.

Vindas do outro lado do Atlântico, da ilha de São Miguel, as representações foram também muito significativas, deslocando-se ao Canadá para participarem neste convívio a engenheira Teresa Miranda e a directora comercial Andreia Vieiras do grupo The Lince, do ramo da hotelaria, que tomou conta da Estalagem dos Clérigos, na Vila de Nordeste, encerrada desde Janeiro de 2013 e que se prepara para reabrir em Junho.

Entretanto, a nível camarário encontravam-se entre os convidados a presidente da Assembleia Municipal de Nordeste, Anabela Isidoro, e o presidente da Câmara Municipal do Concelho, Carlos Mendonça; bem como, da Junta de Freguesia de Stº. António Nordestinho, o presidente José Nemésio Pacheco e o secretário Alcides Raposo; enquanto da Junta de Freguesia de São Pedro Nordestinho se deslocou a este encontro o secretário Adalberto Melo.

Era particularmente notável a satisfação dos autarcas ao falarem do Concelho do Nordeste e do seu povo, de lá e de cá, salientando que mesmo os que partiram de modo algum esquecem a sua terra natal.

Com muito entusiasmo, Carlos Mendonça descreveu o Nordeste de hoje durante a sua alocução, encorajando e incentivando o intercâmbio entre a comunidade nordestense local e a comunidade do outro lado do Atlântico, que compõe aquele concelho açoriano.

Carlos Mendonça lembrou que a reabertura da Estalagem dos Clérigos "era e é um passo de enorme importância para o desenvolvimento económico e social do Nordeste e para o aumento do turismo naquele concelho, onde a ilha é outra", destacou.

A nível de entretenimento, destaque para um animado espectáculo que teve em cena e vindo de São Miguel a "Tia Maria de Nordeste", encenado por José Maria Pacheco & Eduardo Garcia, uma apresentação muito cómica que como já é hábito proporcionou um ambiente de boa disposição para todos os espectadores.

O serão concluiu com um segmento musical com os cantores Jessica Amaro e Mário Marinho, espectáculo com som e luzes a cargo de Steve Ferreira - DJ 5 Star, e que registou fortes aplausos e a satisfação do público, que manteve a pista de dança super-lotada.

Uma enorme ajuda para a angariação de verbas nestes eventos comunitários são os sorteios, para os quais são cruciais bons prémios, e a ONO contou, entre os vários que sorteou, com uma passagem a Portugal, oferta da Azores Airlines/SATA que na ocasião foi entregue à feliz contemplada pelo administrador da empresa no Canadá, Carlos Botelho.

Em tempo oportuno foi confirmado que a organização decidiu canalizar as verbas angariadas nos seus eventos para benefício das crianças mais desfavorecidas através de uma organização não lucrativa do concelho do Nordeste e, a nível local, para o hospital das crianças de Toronto, Sick Kids.


Voltar a Sol Português