CANADÁ EM FOCO


Trânsito em Toronto previsto piorar significativamente nos próximos anos

O trânsito no centro da cidade de Toronto é caótico, mas vai piorar consideravelmente com o início este mês da construção do novo ramal do metro, denominado Ontário Line.

Apesar da Câmara Municipal ter anunciado rotas alternativas para os motoristas, por forma a facilitar o escoamento do trânsito, desde o dia 1 de Maio que o início das obras de construção do ramal levou ao encerramento de um troço da rua Queen Street à circulação rodoviária, desde a Vitória à Yonge Street e da Yonge à Bay.

A primeira rota prioritária será a Dundas Street, desde a Jarvis até à Bathurst, sendo que no Verão do próximo ano o estacionamento naquelas artérias será proibido e não será autorizada a instalação de esplanadas aos espaços de restauração.

À medida que as obras na nova linha de metro Ontário forem decorrendo, a Câmara Municipal prevê anunciar mais rotas prioritárias, sublinhando que algumas licenças e estatutos existentes podão ter de ser cancelados ou alterados.

A autarquia diz ainda que "avaliará todos os pedidos de licenças de construção e planos de gestão de trânsito de forma a minimizar os constrangimentos provocados pelas obras" que deverão durar pelo menos sete anos.

Depois de concluído o novo ramal do metro, que terá cerca de 16 quilómetros de extensão, as viagens nos transportes públicos em Toronto são previstas tornar-se mais rápidas com uma linha de circulação com 15 estações, desde a Exhibition Place, passando pelo centro da cidade, até ao Ontario Science Centre.

A nova linha fará ligação a 40 rotas de transportes públicos, incluindo estações de comboio da GO Transit, estações de metro e de autocarro da TTC, bem como à nova linha de metro à superfície que irá funcionar no sentido Este-Oeste e está ainda em construção.

A Metrolinx, agência do governo do Ontário responsável pela gestão dos recursos ferroviários na Área da Grande Toronto e Hamilton, estimou o custo do projecto em quase 11.000 milhões de dólares, com o novo ramal do metro previsto ficar operacional até ao final de 2030.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português