CANADÁ EM FOCO


Primeiro-Ministro canadiano assistiu à coroação de Carlos III em Londres

O Primeiro-Ministro Justin Trudeau e a governadora-geral Mary Simon assistiram à coroação do rei Carlos III na Abadia de Westminster, em Londres, na manhã de sábado (6), marcando a celebração formal do início de reinado e do papel do monarca como chefe do governo do Canadá.

Ao todo estiveram presentes mais de uma dezena de canadianos entre os mais de 2.000 convidados da cerimónia, que envolveu desde líderes mundiais a assistentes comunitários.

A delegação canadiana entrou na histórica igreja liderada pelo porta-bandeira, o astronauta Jeremy Hansen, incluindo no seu contingente vários dirigentes nativos, incluindo a chefe nacional da Assembleia das Primeiras Nações, RoseAnne Archibald, o presidente do Inuit Tapiriit Kanatami Natan Obed, e o seu homólogo do Conselho Nacional Métis, Cassidy Caron.

Aos 74 anos, o rei Carlos tornou-se o monarca mais velho a ser coroado na Abadia, evento que pela primeira vez abrangeu figuras do clero feminino, sendo também a primeira coroação que incluiu representantes das religiões budista, hindu, judaica, muçulmana e sique.

O Primeiro-Ministro canadiano emitiu um comunicado após a cerimónia, reafirmando "o compromisso duradouro do Canadá" com a Comunidade das Nações (Commonwealth).

"Ao celebrarmos esta importante ocasião, lembremo-nos dos valores de inclusão, diversidade e respeito pelos direitos humanos que partilhamos, enquanto trabalhamos conjuntamente para construir um futuro melhor para todos os membros da Commonwealth", destacou Justin Trudeau na sua mensagem.

A imagem do rei Carlos III substituirá a da rainha Isabel II na nota de 20 dólares do Canadá e será incluída também nas novas moedas a cunhar, anunciou o governo federal durante os eventos da coroação.

De acordo com o Primeiro-Ministro, "o governo instruiu o Banco do Canadá a substituir a imagem da falecida rainha" pela do novo rei durante a próxima fase de design das notas, encarregando também a "Royal Canadian Mint de cunhar moedas para entrarem em circulação com o rosto do novo monarca".

Os correios canadianos, por seu turno, também lançaram o seu primeiro selo de circulação regular apresentando o rei Carlos como monarca do país.

No Canadá, a coroação do novo chefe-de-estado teve direito a uma cerimónia própria, que se realizou na capital do país na manhã de sábado (6).

Autoridades eleitas e convidados compareceram à cerimónia em Otava, que contou com discursos oficiais, espectáculos musicais e inaugurações especiais.

Num discurso dirigido ao público e convidados, o ministro dos Assuntos Governamentais, Dominic LeBlanc, falou sobre o papel da monarquia no Canadá.

"Milhões de canadianos estão a assistir pela primeira vez à coroação do soberano do Canadá num país radicalmente diferente daquele que testemunhou a última coroação", disse o ministro, esclarecendo que "à medida que o Canadá evolui, as suas instituições também evoluem, assim como a monarquia".

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português