PENA & LÁPIS


Plantas que podemos multiplicar por meio de estacas e folhas

Por Idalina da Silva

Sol Português

Quando eu era criança a minha mãe tinha várias plantas a embelezar as arcadas da nossa casa no Bairro da Encarnação, em Lisboa. Um dia achei que devia saber quantos eram os vasos onde tínhamos plantas tais como: aspidistras, pata-de-cavalo, chuva-de-prata, sardinheiras, begónias, erva-da-fortuna e alegria-da-casa, entre outras de que não me recordo os nomes.

Após contar, verifiquei que eram 18 vasos de barro que embelezavam a entrada do nosso ninho. Como é que me consigo lembrar passados mais de 60 anos? Nunca me esqueci porque o meu aniversário é celebrado a dia 18, por isso o número ficou gravado na minha memória.

Nessa época, a minha mãe recolhia todos os anos estacas e folhas dessas plantas para crescerem em vasos com água, ganharem raiz e, mais tarde, serem plantadas. Mas também me lembro que algumas dessas estacas e folhas por vezes apodreciam, apesar da agua ser mudada frequentemente.

No bairro, a mãe era conhecida por ter um jardim lindo nas arcadas da casa. "O que faz a Menina Amália" – assim era conhecida – "para ter sorte com as planta?" A minha mãe lá respondia à sua maneira. Muitas vezes dava uma estaca ou folha, já com raiz, à pessoa em questão.

Quando adulta comecei a fazer o mesmo, só que aprendi que em alguns casos, embora as estacas possam desenvolver uma rede de raízes se colocadas na água e depois serem transferidas para a terra, nem sempre têm sucesso. Perdi algumas estacas nesse processo e é muito decepcionante. Por processo de tentativa e erro, aprendi que é melhor plantá-las directamente no solo.

Vou indicar o nome de algumas plantas que crescem bem a partir de estacas, porém lembro que nem todas as estacas podem ser enraizadas da mesma maneira. Enquanto algumas mudas de plantas prosperam mesmo que sejam colocadas num vaso com água numa janela ensolarada, outras transformam-se instantaneamente numa papa mal cheirosa.

Podemos multiplicar plantas pelo sistema de estacas partindo de um ramo que não tenha dado flores. Para aproveitar os novos rebentos e conseguir mais plantas, só tem de seguir os passos que de seguida enumero.

Pegue na estaca de um ramo obtido junto à base da planta. Este deve ter cerca de cinco centímetros. Retire as folhas de baixo e corte a base por cima de um nó – foi assim que a minha mãe me ensinou.

Coloque as estacas num vaso onde recebam luz mas não sol directo. Quando criarem raízes, plante-as separadamente. Os deslizamentos só devem ser retirados de plantas-mãe saudáveis.

A época do ano conta muito para ter sucesso. As estacas colhidas durante a estação de crescimento activo têm maior probabilidade de criar raízes. Embora possa fazê-lo em qualquer outra altura do ano, poderá ter menos sucesso.

Algumas estacas precisam de ter um tamanho mínimo e de endurecer durante pelo menos uma semana antes de serem colocadas na terra. Há também plantas que crescem bem a partir de estacas de folhas, enquanto outras requerem um corte no caule.

Não é essencial, mas a aplicação de uma hormona que faça crescer as raízes na zona do corte ajuda muito. Aprendi que a aloé vera contêm uma excelente hormona de enraizamento que funciona bem. Se possível, faça várias estacas para aumentar as suas probabilidades de sucesso usando este método de propagação.

Se o tempo não estiver quente, ajuda cobrir o novo corte com um saco plástico, para reter a humidade e o calor – mas não o feche completamente porque precisa de respirar. É como manter a planta bebé numa incubadora até que esteja suficientemente forte para enfrentar o mundo! Como estamos no mês de Maio, já não deve haver problemas, pois os dias estão com excelente temperaturas.

Ervas aromáticas que crescem bem
a partir de estacas

Hortelã, alecrim, tomilho (use o tronco novo, não os velhos pedaços secos), manjericão, orégão, erva-cidreira, estévia, lavanda/alfazema, manjerona, limão verbena, sálvia, estragão e agrião.

Plantas que crescem bem
a partir de estacas de caule

Rosas (sim, eu sei, parece bom demais para ser verdade), impaciências (use um caule que não tenha flores com pelo menos dois nós de folha), gerânios (podem ser cultivados a partir de estacas no interior durante todo o ano, desde que haja luz suficiente), pothos ivy, cacto de Natal (esta planta popular também precisa de tempo para que o corte seque durante alguns dias antes de ser plantado), cordyline, filodendros de várias variedades, lágrimas-de-bebé e usina ZZ.

Plantas que crescem bem
a partir de estacas de folhas

Violetas africanas, planta-da-cobra (também chamada língua-da-sogra – corte cuidadosamente alguns centímetros do topo das suas folhas pontiagudas; prefere solos secos, mesmo quando cultivada a partir de estacas), echevéria, planta jade (embora um caule pequeno geralmente crie raízes mais rapidamente, folhas individuais também podem funcionar), kalanchoe, peperomia, hera sueca, begónia, ficus elástica (planta da borracha), dieffenbachia (também chamada bengala burra – cuidado, esta planta é bonita em casa, mas não é recomendada para quem tem animais de estimação ou crianças pequenas) e planta oração.

Espero que esta pequena lista tenha de certa forma servido de inspiração para as plantas de interior que pode adicionar à sua colecção. Lembre-se que muitas variedades de suculentas e cactos também são ideais para desenvolver a partir de estacas.

Tenho orgulho nas minhas habilidades de jardinagem, que se desenvolveram ao longo dos anos, e quem visita o meu apartamento sabe de antemão que tenho uma colecção de plantas, algumas das quais irão brevemente enfeitar a varanda.


Voltar a Pena & Lápis


Voltar a Sol Português