1ª PÁGINA


FPCBP assinalou comemorações do Dia Internacional da Mulher

A Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP, na sigla em inglês) assinalou segunda-feira (8) o Dia Internacional da Mulher com um encontro que juntou cerca de 60 participantes.

Embora esta fosse a 14.ª vez que a organização celebra a efeméride, foi o primeiro ano em que o fez de forma exclusivamente virtual, devido à pandemia de Covid-19, recorrendo à plataforma Zoom para a disseminação dos acontecimentos.

A oradora convidada foi Patrícia Ribeiro-Wolfson, locutora e "Intuitive Coach", natural de Lisboa mas criada no seio da comunidade portuguesa em Toronto, filha dos empresários Maria e Jorge Ribeiro.

Actualmente a residir em Long Island, Nova Iorque, Patrícia Ribeiro-Wolfson abordou o papel da mulher em posições de liderança num discurso inspirador para todos quantos assistiam.

O encontro incluiu também participações dos dirigentes da Federação, incluindo do responsável pelos Projectos Especiais da FPCBP, Matthew Correia – que foi também o apresentador – assim como da actual presidente, Eduarda Sousa-Lall, e de Sara Vieira e Melissa Simas, que co-presidiram ao comité organizador do evento.

Num comunicado esta semana emitido, a organização destaca ainda a participação da jovem empresária, Leana Moreira, proprietária da "Charcute.Prato", empresa responsável pela confecção das refeições "charcuterie boxes" (que inclui alguns produtos portugueses patrocinados pela Caldense Bakery e por Alves Meats) e que os voluntários da FPCBP haviam distribuído pelos domicílios dos participantes em Toronto, Mississauga, Brampton, Oakvile, Etobicoke e North York no dia anterior ao evento.

Foi, segundo revela na missiva, uma ideia dos elementos do comité organizador para que, embora fisicamente distantes devido à pandemia, todos pudessem partilhar da mesma refeição e experiência de forma segura e interactiva.

O encontro virtual registou as actuações dos artistas Peter Serrado e Reno Silva, ambos em estúdio, bem como o sorteio de vários prémios, incluindo uma viagem a Portugal que foi apresentada por Liliana Vieira, representante da TAP no Canadá.

Segundo a FPCBP, o objectivo principal do evento visava a angariação de fundos para uma bolsa de estudo, que será entregue a uma jovem universitária durante o próximo jantar de gala da Federação, agendado para 2022, o que se concretizou ao conseguirem mais de 1.000 dólares.

O encontro pode ser visualizado no canal da Federação no YouTube, em youtube.com/watch?v=jTZ4wIPsVts&ab_channel=FPCBP.

Entretanto, a organização indica estar a preparar uma cerimónia virtual para a entrega das bolsas de estudo e insígnias empresariais relativas ao ano 2020 – cuja realização teve de ser adiada devido à pandemia – e que está prevista para esta Primavera, com uma componente presencial no Verão, cujos detalhes serão divulgados oportunamente.


Voltar a Sol Português