1ª PÁGINA


Centro de equitação Canadian Lusitanos celebra Natal "a trote e a galope"

Por Alexandra Faria
Sol Português

O centro de equitação Canadian Lusitanos reuniu no passado sábado (7) algumas dezenas de familiares, amigos e curiosos num convívio dedicado a celebrar o Natal que se avizinha e o fim de mais um ano de dedicação àquele que é considerado por muitos dos mais bonitos animais existentes: o cavalo.

Seriam os quadrúpedes equídeos sem dúvida as estrelas da festa já que, após a abertura dos estábulos aos visitantes, uma demonstração de cavalos lusitanos feita por seis cavaleiros colocariam em evidência a beleza deste animais e a mestria de quem os treina.

Hedebano, Uruguay, Ghost, Europa e Bear, cinco elegantes cavalos montados pelos cavaleiros Sofia Cantante, Lurdes Cruz, Chantel Micallef, José Mafra e António Carvalho, respectivamente, foram os primeiros a desfilar perante a assistência que se reuniu para assistir ao espectáculo de equitação.

Entre trotes e galopes, a arena encheu-se de postura e elegância, com os cavalos e cavaleiros vestidos a rigor, em cores apropriadas à época: verde e vermelho.

Seguiu-se uma apresentação em família com Tiago Cantante – equitador/treinador e cuidador dos equídeos da quinta – a trazer à arena um cavalo e uma égua montados pela esposa, Sofia Cantantem e pela filha, Mariana Cantante, com apenas sete anos.

Hedebano e Lolita, ambos cavalos de raça de Ortigão Costa com ferro da Canadian Lusitanos, seguiram as instruções das suas cavaleiras e deram a volta à arena sem quaisquer percalços, apesar do nervosismo da pequena Mariana que se estreou nas suas exibições em solo canadiano.

A festa continuou depois "a dois pés", com uma pequena demonstração de dança regional do Ribatejo: o fandango.

A três tempos e sapateada, a jovem Daniella Deusdado rodopiou em cima do pequeno estrado que momentos antes ali havia sido colocado para o efeito, ao som da típica música ribatejana.

Rapidamente os cavalos voltaram à arena para um último espectáculo conjunto, desta vez com Tiago Cantante a dominar o alinhamento montado no Echo, seguido por Sofia Cantante, Chantel Micallef e José Mafra, que voltaram à praça nos mesmos animais que haviam montado anteriormente.

Por fim, uma exibição a solo pelo equitador Tiago Cantante no cavalo Echo levou o espírito natalício ao rubro, com as luzes da arena apagadas e sob um "céu" estrelado e colorido projectado por centenas de luzinhas LED enquanto o equino entrava na arena com iluminações natalícias nas patas e na crina, tornando o momento mais mágico e divertido.

A passo, a trote, a galope ou a andamento especializado, os equinos bem treinados e conhecedores do terreno estiveram à altura da celebração e proporcionaram um bonito espectáculo equestre para aqueles que se deslocaram até ao local.

Louisa Leal, co-proprietária da quinta onde está instalada a Canadian Lusitanos, foi a mestre-de-cerimónias deste evento e no final, após todas as demonstrações, foi agraciada por alguns dos funcionários com uma lembrança, em reconhecimento do apoio que lhes dá ao longo de todo o ano.

A festa terminou com petiscos para todos, incluindo várias iguarias tipicamente portuguesas entre outras mais internacionais, num convívio que juntou familiares e amigos com um amor comum pelos cavalos.

A Canadian Lusitanos é um centro de equitação que cria, treina e alberga cavalos, localizado na cidade de Caledon.

Os seus garanhões e éguas reprodutoras vêm directamente de Portugal, e representam algumas das melhores linhagens do país.

Propriedade do conhecido ganadeiro Élio Leal e gerida por José Mafra, a companhia oferece aulas de equitação, estábulos para quem necessitar de alojar os seus cavalos, venda e aluguer de equídeos e mantém ainda duas arenas para treino e lazer – uma coberta e outra descoberta.


Voltar a Sol Português