1ª PÁGINA


Davenport:

McCormick Arena comemorou 50.º aniversário

Cerimónia incluiu apresentação de três placas históricas da Heritage Toronto e inauguração de um mural no interior do pavilhão desportivo

Por Luís Aparício

Sol Português

Na manhã de sábado (7), o Conselho Directivo da McCormick Arena celebrou o Jubileu de Ouro daquelas instalações desportivas, numa cerimónia que incluiu a apresentação de três placas históricas da Heritage Toronto e a inauguração de um mural no interior do pavilhão.

Segundo Luís Silva, que preside ao Conselho que administra o conhecido recinto de patinagem e hóquei no gelo situado no coração da comunidade portuguesa, em Davenport, as comemorações vão incluir igualmente a colocação no local de uma "cápsula do tempo", para ser aberta em 2047.

Nela ficará guardada uma carta do Conselho, dirigida à futura equipa directiva, um disco (puck) de hóquei e um alfinete comemorativo, ambos com uma inscrição a assinalar a efeméride, bem como ainda alguns artigos sobre a cerimónia e fotografias do recinto.

"A nossa visão é termos mais 50 anos de vida para o nosso pavilhão", destacou Luís Silva ao recordar que a McCormick Arena está situada no local onde na noite de 21 de Dezembro de 1896 foi inaugurado o Grand National Rink.

Aquele histórico recinto, situado no número 153 da Brock Avenue, foi na época o maior rinque ao ar livre de Toronto, até ao seu encerramento em 1902.

Reabriu por uma temporada como Royal Alexandra Rink, desta feita no número 189 da mesma rua, a 8 de Janeiro de 1908, e voltou a abrir para a época de Inverno do ano seguinte como Brock Avenue Rink, a 16 de Dezembro de 1909.

O acto cerimonial comemorativo do meio século da McCormick Arena, durante o qual quatro entidades foram agraciadas com um certificado de reconhecimento, contou com a presença da vereadora local, Ana Bailão, da deputada federal Julie Dzerowicz e da deputada provincial Marit Stiles, que procura a reeleição nas legislativas do Ontário em Junho.

Em declarações ao jornal Sol Português, a vereadora luso-canadiana Ana Bailão, que desempenha igualmente as funções de vice-presidente da Câmara, destacou a importância que aquele espaço já teve na cidade e especialmente na comunidade local. "Hoje celebramos aqui a história [deste pavilhão], mas acho que é também importante reflectirmos naquilo quese passou para melhor planearmos o futuro", afirmou a edil.

Presente no local para proceder à entrega de três placas evocativas esteve um representante da Heritage Toronto, departamento camarário responsável pelo património histórico da cidade.

As placas evocam o historial do Parque infantil e Centro de Recreação McCormick; da própria McCormick Arena e do seu antecessor, o Grand National Rink; e da filantropa Mary Virginia McCormick (1861-1941), que em 1910 fez uma generosa doação à Toronto Playgrounds Association e em nome da qual foram baptizadas as instalações lúdico-desportivas que se viriam a construir nesta zona da cidade.

Inaugurado a 1 de Julho de 1911, o McCormick Playground, situado no número 163 da Brock Avenue, era na altura o maior parque infantil de Toronto, até 1963, quando passou a designar-se McCormick Park mas agora no espaço situado no número 66 da Sheridan Avenue.

Também situado no número 163 da Brock Avenue, o McCormick Recreation Centre abriu a 21 de Setembro de 1912, um edifício de estilo georgiano que foi o primeiro centro de recreação comunitário do Canadá a estar aberto o ano inteiro e o maior de Toronto até ao seu encerramento, em 1964, quando foi inaugurado o seu sucessor.

Localizado próximo daquele local, o segundo McCormick Recreation Centre abriu no número 66 da Sheridan Avenue a 29 de Outubro de 1964, num edifício maior e de estilo moderno que mais recentemente, a 25 de Janeiro de 2003, foi baptizado Mary McCormick Recreation Centre em homenagem à generosa benfeitora.

No decorrer da cerimónia, Luís Silva leu um certificado enviado pelo primeiro-ministro do Ontário, Doug Ford, no qual o governante destacava o contributo daquele recinto para o legado patrimonial da cidade de Toronto.

O actual pavilhão McCormick Arena é um recinto de patinagem coberto, a cargo da autarquia torontina, e foi inaugurado a 14 de Março de 1972.

Localizada no bairro de Brockton e situado no número 179 da Brock Avenue, está aberto todo o ano com dois rinques para a prática de patinagem e hóquei no gelo, e é sede para a Parkdale Flames Hockey Association, o West Toronto Skating Club e a Good Times Hockey League of the Arts.


Voltar a Sol Português