1ª PÁGINA


Saúde continua a ser principal preocupação dos eleitores do Ontário, mas custo de vida ganha terreno

Numa altura em que os canadianos residentes no Ontário se preparam para ir às urnas, uma sondagem revela que a saúde continua a ser a principal preocupação para cerca de um em cada quatro eleitores, mas a inflação e o aumento do custo de vida estão rapidamente a ganhar terreno como factores a ter em conta nas eleições legislativas de 2 de Junho.

Durante o último fim-de-semana (7 e 8), a Nanos Research sondou 500 adultos sobre as suas principais preocupações, a pedido da CTV News e CP24.

Os resultados revelam que 26,4% dos inquiridos continuam a apontar os serviços de saúde como a sua principal preocupação, valor que continua praticamente inalterado desde a realização de uma sondagem semelhante divulgada na semana passada, pouco antes do início do período de campanha eleitoral.

Entretanto, o aumento do custo de vida registou uma grande subida nas preocupações dos eleitores, com 17,8% dos inquiridos a identificar agora esta questão como a sua principal preocupação, em comparação com 11,9% na sondagem de 2 de Maio.

Outras questões importantes que foram identificadas pelos entrevistados na última pesquisa realizada pela Nanos incluem a habitação (11%), a economia (9,7%), o meio-ambiente (8,4%) e a educação (4,7%).

A Nanos Research questionou os participantes sobre qual dos líderes partidários em que mais confiavam para dar resposta a uma série de questões importantes.

A pluralidade dos entrevistados disse confiar mais no líder dos Conservadores, Doug Ford, no que respeita à criação de empregos (34%) e na gestão das despesas do governo (27%), enquanto que a dirigente do NDP, Andrea Horwath, foi considerada a mais adequada para tratar da pasta da Saúde (29%).

Nesta questão, Andrea Horwath teve maior apoio entre os eleitores mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos (34,1%), e menos entre os que compõem a faixa etária de mais de 55 anos (29,3%).

Os resultados mais recentes fazem parte de uma pesquisa alargada realizada pela Nanos, cuja primeira parte foi divulgada na segunda-feira (9) e revela que entre os eleitores que já decidiram em quem vão votar, o partido Conservador tem uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre o segundo classificado, o partido Liberal dirigido por Steven Del Duca, enquanto que o NDP se situa em terceiro lugar, com menos 13 pontos percentuais nas intenções de voto.


Voltar a Sol Português