CANADÁ EM FOCO


Preço dos alimentos previsto aumentar cerca de 7% este ano

As notícias relativas à evolução dos preços dos bens para consumo para este ano não são animadoras, face à previsão de que uma família de quatro pessoas, por exemplo, despenderá aproximadamente mais 1.000 dólares com a alimentação em 2023 do que no ano anterior.

Isto porque a inflação continua a fazer subir o preço dos alimentos, ainda que a um ritmo mais lento do que no último ano.

Os aumentos previstos para este ano são detalhados no novo relatório de preços elaborado por uma equipa de pesquisadores das universidades de Dalhousie, Guelph e Saskatchewan, em parceria com a Universidade da Colúmbia Britânica.

O relatório sugere que os preços dos alimentos sofrerão aumentos entre 5 e 7% em 2023, depois de aumentarem mais de 10% no ano transacto.

"Não vai ser fácil" para a maior parte do público, diz Sylvain Charlebois, responsável pelo projecto e director do Laboratório de Análise Agrícola da Universidade de Dalhousie, que adianta no entanto que pela sua avaliação "o pior já passou".

Segundo explica, "é provável que a taxa de inflação nos bens alimentares continue a descer nos próximos meses", esclarecendo ainda que "os hábitos [dos consumidores] mudaram" e que "as pessoas estão à procura de opções diferentes e a fazer compras em lojas diferentes", para tentarem fazer render o seu poder de compra.

O relatório agora tornado público assenta em dados reais, que são avaliados a par doutras variáveis como a taxa de inflação prevista, as alterações esperadas no valor do dólar canadiano e a escassez de mão-de-obra que afecta os salários praticados no mercado de trabalho.

De acordo com o documento, os preços estão previstos continuar a subir ao longo de todo o ano na maioria das categorias de bens alimentares, mas os aumentos não serão necessariamente uniformes.

Assim, a inflação afectará menos o preço das frutas, com aumentos previstos entre 3 e 5%, do que os vegetais, cujo preço poderá aumentar de 6 a 8%.

O relatório dá conta ainda que os preços no sector da restauração deverão aumentar este ano entre 4 a 6%.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português