CANADÁ EM FOCO


TTC diz ter registado menos incidentes nos transportes públicos após reforço da segurança

Novos dados tornados públicos pela Comissão de Transportes Colectivos de Toronto (TTC, na sigla em inglês), revelam que o número de incidentes violentos na rede de transportes públicos diminuiu em Fevereiro face ao mês anterior, quando a Polícia aumentou as patrulhas e reforçou a sua presença nas estações.

Em Janeiro foram relatados 136 casos de agressão ou assaltos a passageiros enquanto que no mês de Fevereiro esse número desceu para 111.

Apesar disso, os analistas reconhecem que dois meses não são suficientes para afirmar existir uma tendência para o decréscimo dos incidentes relacionados com a segurança nos transportes.

Contudo, os responsáveis da TTC reforçam ser "uma óptima notícia", ainda que admitam estar "longe de ser um reconhecimento de que todos os problemas foram resolvidos" e que será bom manter essa tendência decrescente.

Segundo o especialista em matéria de transportes públicos, Murtaza Haider, "a presença de agentes da polícia e de seguranças foi o principal motivador" da redução nos actos violentos, mas acrescenta que é "prematuro assumir que essa diminuição está realmente relacionada com o reforço da segurança".

A seu ver, "os verdadeiros problemas são o tecido social da cidade e a fraca capacidade de abrigar indivíduos que enfrentam a situação de viverem na rua".

Para além disso, considera que, em termos gerais, os responsáveis pelos problemas que têm ocorridos nos transportes públicos, "são na sua maioria pessoas que não receberam o apoio de saúde mental de que precisavam", defendendo a adopção de "soluções rápidas e urgentes" para que os utentes voltem a ter confiança na rede de transportes e na TTC.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português