COMUNIDADES EM FOCO


Talento de portugueses no ramo científico em destaque em Boston

O percurso de três portugueses que se destacaram no ramo científico nos Estados Unidos da América esteve quarta-feira (12) em destaque num evento organizado pelo Consulado-Geral de Portugal em Boston e pela PAPS - `Portuguese American Post-Graduate Society'.

Trata-se do terceiro evento presencial pós-pandemia da série `PAPSpeakers', fundada pela Organização sem fins lucrativos PAPS – `Portuguese American Postgraduate Society"' e que tem como objectivo evidenciar e partilhar o conhecimento e talento dos portugueses nos Estados Unidos.

Os oradores do evento, que teve lugar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), foram Andreia Serra, cientista especializada em `design' de vacinas na empresa farmacêutica suíça AC Immune, e que está actualmente em Boston num período sabático; e Bruno Correia, professor assistente na École Polytechnique Fédérale de Lausanne, cujo prestigiado laboratório se foca no desenvolvimento de ferramentas computacionais com aplicação em imunoterapia, e que foi seleccionado para receber uma bolsa Radcliffe Fellowship da Universidade de Harvard.

Juntou-se ainda Filipa Lynce, médica oncologista no Dana Farber Cancer Institute, onde desenvolve investigação clínica em terapias para o tratamento do cancro da mama e é directora do Inflammatory Breast Center.

"O facto de todos os oradores desta sessão serem ligados ao ramo científico é um reflexo do ecossistema de Boston. É uma cidade com oportunidades ímpares no ramo académico, científico e biotecnológico, que atrai muitos estudantes, investigadores e empreendedores. No entanto, também têm sido realizados eventos com oradores noutras áreas, como as artes, empreendedorismo e ensino", disse à Lusa Ângela Crespo, coordenadora da PAPS em Boston.

A serie PAPSpeakers teve início em 2016, quando foi organizada por vários dos núcleos PAPS em diferentes cidades na América do Norte, permitindo a membros da PAPS e convidados conhecerem os percursos profissionais dos seus pares, e assim criar oportunidades de `networking', mentoria e partilha de conhecimento, explicou Ângela Crespo.

"A vaga de imigrantes portugueses nas duas últimas décadas carateriza-se principalmente pelas suas altas qualificações académicas e posições de relevo que ocupam em instituições, universidades e empresas americanas. Em Boston, a série PAPSpeakers é coorganizada pela PAPS e pelo Consulado-Geral de Portugal, de forma a promover e divulgar a excelência da comunidade portuguesa nesta cidade", acrescentou.

O evento teve lugar no Francis Bitter Magnet Laboratory, no MIT, localizado no estado norte-americano de Massachusetts.

MYMM // VM | Lusa


Voltar a Comunidade em Foco


Voltar a Sol Português