SUPLEMENTO DESPORTIVO


Neemias Queta em segundo na votação de jogador mais valioso da G League da NBA

O português Neemias Queta ficou em segundo lugar na votação de jogador mais valioso (MVP) da fase regular da G League da liga norte-americana de basquetebol (NBA), sendo apenas superado pelo base Carlik Jones, foi na passada semana anunciado.

Queta alinhou pelos Stockton Kings, a equipa secundária dos Sacramento Kings, terminando a fase regular com médias de 16,8 pontos, 8,8 ressaltos, 2,4 assistências e 1,9 desarmes de lançamento na liga de desenvolvimento da NBA.

Numa votação efectuada pelos treinadores e directores gerais das 30 equipas da G League, o poste luso apenas foi batido pelo base Carlik Jones, que alinhou pelos Windy City Bulls, formação secundária dos Chicago Bulls, e foi eleito MVP, enquanto no terceiro lugar ficou David Duke Jr., dos Long Island Nets, formação secundária dos Brooklin Nets.

Neemias, que na formação passou por Barreirense e Benfica, renovou com os Sacramento Kings para 2022/23, em novo contrato de duas vias, que lhe permite actuar na equipa principal e igualmente na secundária, os Stockton Kings, da G League.

O poste, de 23 anos e 2,13 metros, foi o primeiro português a integrar uma equipa da NBA, depois de ter sido eleito pelos Sacramento Kings no 39.º lugar do `draft' de 2021, realizado em 29 de Julho, em Nova Iorque.

Na época de `rookie' (2021/22), Neemias cumpriu 15 jogos pelos Kings, nos quais somou 45 pontos (média de 3,0), 31 ressaltos (2,1), oito desarmes de lançamento (0,5) e seis assistências (0,4), em 119.34 minutos (8.0).

Em 2022/23, o internacional luso disputou apenas quatro jogos na NBA, totalizando 12 pontos, nove ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento, em 25 minutos, pelos Kings, equipa que garantiu o apuramento para os play-offs pela primeira vez desde a época 2005/06.

AJO (PFO) // VR | Lusa


Voltar a Golo


Voltar a Sol Português