1ª PÁGINA


Um em cada três canadianos está em situação financeira "má" ou "muito má"

De acordo com um estudo recentemente realizado pelo Angus Reid Institute, uma em cada três pessoas no Canadá atravessa uma situação económica difícil devido ao elevado custo de vida e ao aumento exponencial dos preços dos bens de consumo.

O estudo, que tem por base entrevistas feitas a 1.600 canadianos, constatou que 34% dos inquiridos indicaram estar numa situação financeira "má" ou "muito má", verificando-se um aumento de seis pontos percentuais em relação a idêntico inquérito conduzido em Julho do ano passado.

"O facto de mais pessoas descreverem a sua situação financeira como `má', revela o quanto os últimos meses foram desafiantes e tiveram enorme impacto na carteira dos canadianos", diz o relatório do estudo elaborado pelo instituto Angus Reid.

O estudo agora tornado público e que considera ser representativo da população canadiana, revela que mais de metade dos inquiridos ganham menos de 50.000 dólares por ano e por isso viram agravada a sua estabilidade financeira face à escalada dos preços.

Efectivamente, cerca de metade indicou que nos últimos 18 meses tem sido mais difícil sustentar a família, dado o aumento do preço de praticamente todos os bens alimentares.

Outros dados significativos resultantes deste estudo revelam que 67% da população diz ter reduzido os seus gastos discricionários ou não essenciais, e 40% dos inquiridos esclarecem estar a levantar dinheiro de contas bancárias que normalmente não movimentavam no seu quotidiano.

A par disto, 35% admitem ter adiado ou deixado de fazer contribuições para os seus planos de reforma e contas de poupança, enquanto que 13% admitem que nos últimos tempos tiveram de pedir dinheiro emprestado a familiares ou amigos.

Há ainda a evidenciar o facto de 43% dos inquiridos indicarem estar a adiar comprar casa, carro ou até mesmo electrodomésticos, 11% dizem ter tido que vender o carro ou investimentos, e 8% admitem que tiveram de contrair um empréstimo bancário para fazerem face às despesas diárias.

– RA//VE


Voltar a Sol Português