1ª PÁGINA


Alterações no Consulado-Geral de Portugal em Toronto

Sofia Batalha é a nova cônsul
e quer "melhorar o atendimento"

Sofia Batalha é a nova cônsul-geral de Portugal em Toronto, sucedendo a José Manuel de Jesus Carneiro Mendes no cargo que encara simultaneamente como "uma honra, mas também uma responsabilidade".

O anúncio foi feito na página oficial do Consulado, no final da tarde de terça-feira (11), dia em que a nova cônsul prometeu desempenhar as suas funções "com dedicação, zelo e entrega profissional".

Segundo uma mensagem a que o jornal Sol Português teve acesso, a diplomata vem "com energia e muito empenho servir a vasta comunidade, conhecida e respeitada pelo seu trabalho e talento e com grande relevância cultural, económica e política no Canadá".

Assumindo que tem vasta experiência consular – tendo desempenhado já as funções de cônsul em Sydney, na Austrália, e em São Paulo, no Brasil, além de encarregada da Secção Consular nas Embaixadas portuguesas em Pequim (República Popular da China), Nova Deli (Índia) e Camberra (Austrália) – a nova cônsul-geral de Portugal em Toronto diz querer dar continuidade ao trabalho dos seus antecessores para desenvolver uma relação cada vez mais próxima com os que recorrem àquele posto consular.

Sofia Batalha assume assim ter como grande desafio "adequar a oferta à procura de serviços consulares" e diz pretender "encontrar soluções para melhorar o atendimento, incluindo o telefónico" por forma a dar "resposta aos milhares de portugueses e luso-descendentes que nos procuram".

Tenciona para isso simplificar e optimizar os serviços e procedimentos, assegurando um bom fluxo de comunicação e informação.

Ainda na mensagem assinada pela própria, a nova cônsul frisa que "o comércio, o turismo e a promoção da Língua e da Cultura podem contar com a equipa deste posto, em colaboração com a Embaixada de Portugal e os Consulados em Vancouver e Montreal".


Voltar a Sol Português