1ª PÁGINA


Concurso de Cantores:

Luso-descendente e brasileiro apurados para grande final

Serão quatro o número de vozes lusófonas na disputa do título deste ano

Por Noémia Gomes
Sol Português

A segunda semifinal do Concurso de Cantores com John Santos (SCJS, na sigla em inglês) elevou para quatro o número de vozes lusófonas que irão este ano à final da competição com o apuramento no passado sábado (9) de mais uma luso-descendente, Cassie Acevedo, e do jovem brasileiro Júlio Falcão.

A prova, que se realizou na sede da Casa do Alentejo de Toronto, onde tem vindo a decorrer esta que é já a 13.ª edição do popular concurso, viu Cassie Acevedo, juntamente com as colegas Sophia Jin, Lorand Kis e Mikaela Santos, classificar-se no escalão juvenil, enquanto Júlio Falcão e Justin Fong o fariam no grupo de adultos.

Para o júri, constituído por Trevor Shelton, Darnell-Brandon Thomas, Keegan Boldin, Yanni Caldas e Tal Vaisman, a decisão revelou-se extremamente difícil face ao elevado nível de talento exibido pelos 16 candidatos ainda em prova.

Tudo isto viria a revelar-se no decorrer do certame, que terminou com um empate no grupo juvenil, após votação unânime do júri e do público, o que levou a que fosse decidido que este ano seriam 11 os concorrentes a competir na final, em vez dos habituais 10.

Nos interregnos da prova, que como habitualmente teve apresentação de John e Lisa Santos, e de Marisa Oliveira, locutora da SCJS TV, e a colaboração da professora de canto Jheo Navarro, foram apresentados vídeos de vencedores anteriores.

Os concorrentes e o júri foram também entrevistados por Marisa Oliveira, que recolheu os seus depoimentos sobre o espectáculo, a par de expectativas e sonhos de carreira, com muitos dos candidatos a manifestarem a sua esperança na qualificação.

Enquanto se esperavam os resultados da votação do público e do júri, escutaram-se ainda os finalistas escolhidos na primeira semifinal, realizada na semana anterior, assim como a vencedora da 11.ª edição do concurso, Bruna Vilaça, que cantou à capela a canção "Chuva", sendo apresentado também um vídeo do seu tema "Fire",

do programa NeXT Step, no qual a jovem luso-canadiana participa.

Por fim, revelados os resultados desta prova, ficou igualmente decidido o elenco de finalistas.

Assim, o escalão juvenil finalista deste ano integra seis concorrentes: as luso-descendentes Cassie Acevedo e Kianna Medeiros, a par de Sophia Jin, Lorand Kis, Mikaela Santos e Janiah Brown.

Por seu turno, o grupo de adultos será constituído por cinco candidatos: o luso-canadiano Patrick Lopes e o brasileiro Júlio Falcão, a par de Justine Fong, Precious Hernandez e Paul Panait.

Os 11 passam agora a uma fase de treino intensivo durante a qual vão também gravar uma canção cada um e que será incluída no CD de compilação da edição do concurso deste ano.

O disco estará à venda na final e a receita reverte a favor da organização beneficente Luso Canadian Charitable Society, que se dedica a ajudar pessoas com deficiências motoras e cognitivas.

Entretanto, o fim-de-semana de 22 a 24 de Março será preenchido por uma série de eventos para os finalistas, incluindo sessões de trabalho sobre a composição de canções e formação vocal, além de participarem também em treinos com a orquestra SCJS – que os irá acompanhar na grande final – e num almoço convívio.

A grande final da edição 2018/19 do SCJS está marcada para o dia 27 de Abril, no Centro de Convenções Pearson, em Brampton, onde os jovens irão actuar perante cerca de mil espectadores.


Voltar a Sol Português