1ª PÁGINA


Charles Sousa eleito deputado federal

A concorrer pelo partido Liberal, político
luso-canadiano vence eleições intercalares no distrito de Mississauga-Lakeshore

Charles Sousa, a concorrer pelo partido Liberal, derrotou com larga vantagem o seu principal rival, o candidato Conservador Ron Chhinzer, nas eleições intercalares que segunda-feira (12) decorreram no distrito eleitoral de Mississauga-Lakeshore.

O veterano político luso-canadiano e ex-ministro das Finanças do Ontário prometeu "muita acção e dinamismo na procura de soluções e no apoio à sociedade" no desempenho da sua actividade que a partir de agora terá por palco o Parlamento federal em Otava.

O lugar agora conquistado por Charles Sousa era, desde 2015, ocupado pelo Liberal Sven Spengemann, mas ficou vago no final de Maio quando aquele deputado se demitiu para aceitar um cargo nas Nações Unidas.

Ao proclamar o discurso de vitória entre os muitos apoiantes que o aguardavam após a contabilização dos votos, Charles Sousa frisou que "os próximos tempos serão difíceis mas desafiantes" e que "infelizmente há quem responda imprudentemente a esses desafios alimentando medos, raiva e semeando divisões", mas garantiu que ele e o partido que representa se recusam "a entrar nesse jogo".

Esta vitória faz dele o terceiro deputado federal luso-canadiano com assento no Parlamento, juntando-se, na Câmara dos Comuns, a Peter Fonseca, que representa Mississauga Este-Cooksville, no Ontário, e a Alexandra Mendes, eleita por Brossard-Saint-Lambert, no Quebeque.

Os resultados preliminares revelam que Charles Sousa obteve 51,2% dos votos, seguindo de longe por Ron Chhinzer, com 37,3%.

Dados oficiais, entretanto, mostram que a participação eleitoral foi de 26,48%, enquanto que nas eleições federais em 2021, 63% dos eleitores compareceram para votar.

Esta foi também a primeira disputa eleitoral sob o comando do novo líder do Partido Conservador, Pierre Poilievre, que assumiu o cargo em Setembro com a promessa de atrair novos eleitores para a causa do partido.

Mississauga-Lakeshore é um distrito eleitoral considerado dos mais importantes na Área da Grande Toronto e crucial para qualquer partido que pretenda formar governo – sobretudo para os Conservadores federais que lutam há anos para conseguir uma representação significativa nesta zona do país.

No momento da campanha e da vitória, Charles Sousa teve do seu lado vários pesos-pesados do partido Liberal, incluindo o Primeiro-Ministro Justin Trudeau e vários ministros.


Voltar a Sol Português