1ª PÁGINA


Encontro natalício promovido pela FPCBP

Federação de Empresários e Profissionais Luso-canadianos quer continuar a entregar bolsas de estudos e a apostar no apoio à formação de jovens

Por Rómulo Ávila

Sol Português

"A maior missão desta Federação é, desde o princípio, celebrar a comunidade, unir a comunidade e celebrar os negócios da comunidade portuguesa aqui no Canadá, nunca esquecendo que angariar patrocínios para as nossas bolsas de estudos, no sentido de ajudar os nossos estudantes jovens, é nosso objectivo", afirmava Helena Filipe em declarações ao jornal Sol Português.

A presidente do Executivo da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP, na sigla em
inglês) expressava-se durante um evento que antecedeu as férias de Natal e teve lugar nas instalações da Associação Cultural do Minho no final da tarde da passada quinta-feira (8).

O encontro reuniu vários dirigentes e empresários luso-canadianos, sendo que a iniciativa pretendeu propositadamente, segundo a organização, ir para além de discursos e formalidades, e promover o diálogo e a interacção entre todos.

Segundo Helena Filipe, no ano passado a Federação atribuiu 40 bolsas de estudo que pretendem "ser um estímulo para os mais jovens apostarem na sua formação académica".

"Temos tido muito sucesso na solicitação de patrocínios para essa bolsas académicas e tenho mesmo o sonho de aumentar esse número, pois era sinal que mais jovens estariam a apostar nas suas qualificações e que nós estávamos ao lado deles", indicou.

"A meta é este ano que vem entregarmos mais de 40 bolsas, pois queremos sempre subir no número de colaborações dadas à nossa juventude", asseverou a presidente.

Entre comes-e-bebes com alguns sabores típicos da culinária portuguesa, e enquanto a festa decorria, Helena Filipe indicou estar consciente do actual momento económico e de que pedir contribuições nesta altura pode ser complicado, mas lançou o apelo ainda assim lembrando que "é uma boa causa".

"O ensino superior abre muitas portas e por isso peço que se juntem a nós; por mais pequena que seja a contribuição, é importante para podermos ajudar os nossos estudantes que precisam e que, com qualificação e formação, garantem o sucesso no futuro da comunidade", afirmou.

"Quero desejar a todos, a todos os nossos membros, comunidades e clubes luso-canadianos, um muito bom Natal, com muita saúde e amor", disse a terminar, acrescentando que "devemos todos funcionar como uma grande equipa unida, alegre e positiva", uma vez que "ter sangue português no Canadá não pode ser nunca uma competição, mas uma colaboração".

A FPCBP é uma corporação sem fins lucrativos, constituída a 7 de Dezembro de 1981. Começou por trabalhar inserida na comunidade portuguesa da Grande Toronto, promovendo o desenvolvimento empresarial e comunitário, e desde então expandiu o seu alcance para promover os negócios e o desenvolvimento comunitário em todo o Canadá e Portugal.

Esta Federação com carimbo português é gerida por um conselho composto por 12 directores e dois curadores, e orgulha-se de promover "o maior e mais antigo programa de bolsas de estudo da comunidade portuguesa".


Voltar a Sol Português