1ª PÁGINA


Toronto:

1.500 milhões de dólares para ampliar estação de metro Bloor-Yonge

Uma das mais movimentadas estações de metro de Toronto, Bloor-Yonge, vai sofrer extensas obras de remodelação e ampliação, segundo foi anunciado no início da semana pela Câmara Municipal de Toronto (CMT) e pelos governos federal e provincial.

De acordo com as informações adiantadas à comunicação social, o governo federal vai contribuir para o projecto com 500 milhões de dólares, sendo que a autarquia torontina também já aprovou a sua parcela de financiamento para a obra, orçada em 1.500 milhões de dólares.

Ao que foi tornado público, a ministra das Finanças federal, Chrystia Freeland, reuniu com o presidente da CMT, John Tory, tendo ambos posteriormente anunciado a realização da importante obra, ladeados por outros ministros dos governos provincial e federal.

O governo do Ontário vai investir 449,2 milhões de dólares nas obras de melhoria enquanto que o financiamento a cargo da CMT é de 564 milhões de dólares.

Segundo anunciado, as obras na estação da Bloor-Yonge incluem a construção duma segunda plataforma para aumentar a capacidade para os passageiros que viajam no sentido leste, o alargamento das plataformas para passageiros no sentido norte e sul, bem como uma nova saída para a rua Bloor Street e a instalação de escadas novas, elevadores e escadas rolantes.

Antes da pandemia, em 2019, mais de 210.000 passageiros passavam diariamente por esta estação, tornando-a a mais movimentada da cidade Toronto.

A Comissão de Transportes Públicos de Toronto (TTC, na sigla em inglês) prevê que até 2029 o número de passageiros diários venha a aumentar para 280.000.


Voltar a Sol Português