CANADÁ EM FOCO


Taxa de desemprego aumentou em Maio

A taxa de desemprego do Canadá aumentou em Maio pela primeira vez em nove meses.

A revelação foi feita pela agência canadiana de estatísticas, StatCan, que esclarece que o índice de desemprego subiu 0,2%, para 5,2%, marcando assim o primeiro aumento desde Agosto de 2022.

Segundo a agência federal, a economia perdeu 17.000 postos de trabalho em Maio, resultado sobretudo de uma época estival que está a ser marcada por menos contratações de jovens para empregos de Verão.

A notícia surge depois do Banco do Canadá ter aumentado a taxa de juros de referência em um quarto de ponto percentual, de 4,5 para 4,75%, o valor mais alto desde 2001, citando preocupações com uma série de dados económicos importantes, nomeadamente a taxa de desemprego baixa, que considerou indicativa da escassez de mão-de-obra.

O banco central indicou que a forte economia canadiana sugere que o objectivo de reduzir a taxa de inflação para 2% será mais difícil do que inicialmente previa.

A taxa de inflação em Abril era de 4,4%, substancialmente mais baixa do que os 8,1% atingidos em 2022, mas ainda assim mais do dobro do que o Banco do Canadá gostaria de ver.

Segundo alguns observadores, a questão que se põe agora é se o aumento da taxa de desemprego é indicativo duma tendência para o enfraquecimento do mercado de trabalho.

No mês passado havia menos pessoas a trabalhar em escritórios, na construção civil e noutros serviços de apoio, bem como em serviços profissionais, científicos e técnicos, enquanto que o número de empregos aumentou na indústria transformadora e em empresas no ramo de água, gás e electricidade.

Entretanto, os salários continuaram a subir em Maio, destacando-se um aumento, em média, de 5,1% em comparação com o mesmo mês no ano anterior.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português