1ª PÁGINA


Canadá/Covid-19:

Ontário bate recorde de novas infecções

Autoridades emitem múltiplos alertas sobre gravidade crescente da pandemia

Com mais 2,3 milhões de casos de Covid-19 detectados em todo o mundo durante a última semana, o total de pessoas que já contraíram a doença eleva-se agora a mais de 38 milhões, a taxa de recuperação manteve-se estável, em torno dos 73,9 por cento, ou 28,1 milhões consideradas curadas, e os óbitos atribuídos ao novo vírus corona cifraram-se em 1,08 milhões depois de um acréscimo de 40.000.

A nível nacional a pandemia continuou a alastrar mais rapidamente do que nos últimos meses, principalmente nos centros urbanos, com cerca de 15.000 novos casos a empurrarem o total para mais de 184.000 infecções detectadas desde o início da pandemia – quase 156.000 dos quais estão já curados.

A taxa de recuperação, porém, permanece quase inalterada – 84,5 por cento face aos 84,3 por cento na última semana – e os óbitos atribuídos ao vírus ascenderam a 9.665, depois de se terem registado mais 133 mortes.

Na pretérita quarta-feira (7) o Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, deixou bem explicito que as vacinas contra o vírus Covid-19 que forem aprovadas pelo departamento de saúde serão disponibilizadas gratuitamente a todos os canadianos através do sistema de saúde universal do país.

Embora ainda não esteja decidido quem as receberia primeiro nem como seriam distribuídas, o governo indicou que o objectivo é garantir que os trabalhadores considerados mais vulneráveis e essenciais têm acesso imediato à inoculação.

Justin Trudeau garantiu na Câmara dos Comuns que o governo valer-se-á dos conselhos dum comité de especialistas para determinar a forma como se deve proceder para distribuir as vacinas de forma justa para todos.

Entretanto, ao anunciar a detecção na véspera de 187 novas infecções na cidade, a Dra. Eileen de Villa, directora dos serviços de saúde de Toronto, avisou que ao entrarmos em Novembro a situação poderá vir a piorar bastante, esperando-se o auge das infecções no início de Março ou Maio próximos.

Segundo a médica, com o índice de transmissão da doença actualmente no valor de 1,2 – cada pessoa infectada transmite o vírus a uma média de 1,2 pessoas – a propagação durante o Outono deverá ultrapassar a anterior máxima estabelecida em Abril.

Para proteger os sem-abrigo, o município de Toronto tenciona disponibilizar mais 560 camas durante o Inverno mas as organizações defensoras dos pobres e desalojados alertam que a medida é insuficiente face ao número crescente de pessoas que desde que começou a pandemia passaram a viver em tendas espalhadas pela cidade e estimam que seriam necessárias pelo menos mais 1.000 vagas.

Entre os novos espaços anunciados, conta-se que venham a abrir 220 vagas nos abrigos quando os actuais utentes se mudarem para novas residências já em fase de conclusão, assim como 100 camas que vão ser instalada no Exhibition Centre, com barreiras de plástico para impedir a propagação do vírus, bem como dois novos projectos de residências modulares.

No dia seguinte a Dra. Theresa Tam, directora dos serviços de saúde do Canadá, alertou para o facto da segunda vaga de Covid-19 se estar a manifestar como uma série de epidemias regionais.

Oitenta por cento das novas infecções têm vindo a ocorrer nas províncias do Ontário – que tinha acabado de registar o recorde de 797 num só dia – e de Quebeque, mas tanto a Colúmbia Britânica como Manitoba estão também a detectar diariamente mais casos do que na Primavera.

No seu relatório anual, o comissário da Privacidade, Daniel Therrien, alertou para o facto da pandemia estar a revelar os pontos fracos das leis canadianas relativas à privacidade dos cidadãos.

Segundo explica, a rapidez das mudanças sociais, económicas e tecnológicas que se registaram durante a pandemia – incluindo o surgimento de aplicativos que alertam e rastreiam o contacto com pessoas infectadas – assim como a necessidade de fornecer detalhes privados sobre a saúde nos aeroportos ou antes de entrar nos locais de trabalho ou em lojas, assim como a prática de tele-medicina, são tudo factores que expõem a informação privada de cada um para além do que muitas vezes seria expectável.

Entretanto, e enquanto algumas direcções escolares deram prioridade às aulas presenciais e outras às aulas virtuais, a Direcção Escolar Católica de York optou por reorganizar as suas turmas num sistema de aulas híbridas.

O novo modelo de ensino, que arrancou esta quarta-feira (14), vai permitir que os alunos mudem de modo de aprendizagem a qualquer altura do ano, em vez de apenas em determinadas datas.

Apesar das dificuldades económicas em vários sectores, o ramo da construção civil continua a mostrar-se resiliente.

Segundo a Corporação Canadiana de Habitação e Hipotecas (CMHC, na sigla em inglês), embora o número de novos empreendimentos tenha sofrido uma quebra de cerca de 20 por cento em Setembro em relação a Agosto, a construção de moradias manteve-se a níveis historicamente fortes, equiparáveis à média que se registou em 2019.

Na sexta-feira (9) o Dr. Howard Njoo, vice-director dos serviços de saúde do Canadá, indicou que o país está num ponto crítico e para dar o exemplo anunciou ter cancelado os seus planos para o Dia de Acção de Graças, que se celebrava nessa segunda-feira, visto que o filho teria de viajar de Montreal para Otava – ambas cidades onde estão a registar-se actualmente fortes surtos infecciosos – incentivando todos a fazerem o mesmo e a restringiram os festejos ao seu núcleo familiar imediato.

Foi também na recta final da semana que Justin Trudeau revelou que o governo federal está a criar um novo subsídio de rendas comerciais, que será pago directamente às empresas que precisam de ajuda para cobrir esta despesa.

O subsídio contempla o pagamento de até 65 por cento da renda às empresas que tenham tido quebras de rendimento e até 90 por cento às que tiveram de encerrar devido às medidas de confinamento decretadas em virtude da segunda vaga do vírus.

Segundo o Departamento de Estatísticas do Canadá (conhecido pela abreviatura StatsCan), foram criados 378.000 empregos em Setembro, à medida em que o público se foi adaptando às rotinas do regresso às aulas, o que permitiu que a taxa de desemprego – que em Maio chegou a atingir 13,7 por cento – descesse para 9 por cento.

A nova líder do Partido Verde, Annamie Paul, que terá de concorrer numa eleição intercalar em Toronto-Centro, apelou ao Primeiro-ministro Justin Trudeau para tomar a decisão extraordinária de adiar os dois actos eleitorais intercalares marcados para este mês naquele distrito e no de York-Centro, para não obrigar os eleitores a terem de escolher entre o dever cívico e a saúde.

Entretanto, as autoridades de saúde do Ontário criticaram as populações de Otava, Peel e Toronto por não terem cumprido com as directivas de prevenção do contágio durante a terceira fase de desconfinamento, o que obriga agora a que sejam submetidas a novas restrições, nomeadamente a encerrar durante 28 dias – a contar desde o passado sábado (10) – os bares, restaurantes, museus, ginásios e estúdios de Yoga, entre outros

As entidades oficiais de saúde do Ontário apontaram o dedo especificamente a alguns dos líderes de Peel por obrigarem a região a regressar à fase dois, com algumas modificações, embora todas as regiões mencionadas estejam sujeitas às novas restrições.

Segundo o governo, caso se mantenham as tendências actuais poderão vir-se a verificar os piores cenários, tal como aconteceu em Nova Iorque e no Norte da Itália, no início da pandemia.

O Primeiro-ministro do Ontário, Doug Ford, deu entretanto a conhecer a criação de um fundo especial, no valor de 300 milhões de dólares, para ajudar as empresas afectadas pelas novas restrições e encerramentos, assim como a suspensão dos pagamentos de imposto predial e das contas de electricidade e gás.

No fim-de-semana a Dra. Theresa Tam alertou para o facto da doença estar a voltar a afectar mais pessoas idosas, enquanto que durante o Verão as infecções se concentraram nos jovens na casa dos 20 aos 39 anos de idade.

Entretanto, a reforçar a necessidade de manter as superfícies limpas e desinfectadas, e de lavar as mãos, um grupo de cientistas australianos revelou que as pesquisas que realizaram demonstram que o vírus da Covid-19 pode sobreviver até 28 dias em superfícies lisas, como os vidros ou as notas bancárias.

O Primeiro-ministro canadiano anunciou ter falado com o Presidente americano, Donald Trump, para lhe desejar as melhoras e à esposa, após ambos terem sido diagnosticados com Covid-19.

Justin Trudeau indicou que o momento foi aproveitado também para agradecer ao Chefe de Estado americano por ter apoiado o pedido de libertação de dois canadianos detidos pela China.

Um relatório emitido pela StatsCan projecta que as universidades canadianas possam vir a perder cerca de 3,4 mil milhões de dólares em receitas no ano lectivo de 2020/21, resultante da falta de estudantes internacionais.

Entretanto, no início desta semana os canadianos passaram a poder candidatar-se ao novo programa de assistência financeira do governo federal, CRB, tendo as dificuldades técnicas iniciais sido eventualmente ultrapassadas.

O subsídio, que contempla o pagamento de 500 dólares por semana durante um máximo de 13 das 26 semanas durante as quais vai estar em vigor, destina-se às pessoas que perderam pelo menos metade do seu rendimento/salário mas que não se qualificam para o subsídio de desemprego.

Cerca de 240.000 pessoas inscreveram-se logo no primeiro dia.

Passadas que estão as comemorações do Dia de Acção de Graças, as atenções viram-se agora para o Halloween, ou Dia das Bruxas, no final do mês.

Na terça-feira (13) a Dra. Theresa Tam indicou que uma vez que grande parte das actividades são ao ar livre, com as crianças a deslocarem-se de casa em casa a pedir os doces e guloseimas na noite de 31 de Outubro, é possível celebrar esta popular tradição desde que se observem as regras de distanciamento e do uso de máscaras – a par de eventuais disfarces – assim como alguma criatividade, sugerindo o uso de tacos de hóquei para entregar as guloseimas aos pequenos.


Voltar a Sol Português