1ª PÁGINA


Festival Portugalo:

Cultura e tradições portuguesas estiveram em destaque em Mississauga

Foi no Mississauga Celebration Square que no passado sábado (10) se festejou "Portugal", naquele que foi um grande evento onde as tradições e a cultura portuguesa foram evidenciadas.

Trata-se do Festival de Cultura Portugalo, iniciativa de uma organização sem fins lucrativos que segundo os seus responsáveis não pretende competir com outros eventos que já existem e comemoram a portugalidade, daí a escolha de Setembro para a sua realização.

A praça Celebration Square foi assim palco de folclore lusitano, de sons de artistas portugueses, de história, de tradições e de gastronomia, podendo todas as comunidades que constituem o mosaico étnico de Mississauga sentir também "Portugal" na sua essência.

Designado "Portugalo Portuguese Heritage Fest", o evento teve entrada gratuita e, entre as suas muitas actividades, destaque para as "noivas de Santo António", uma alusão clara aos casamentos que se fazem por altura das celebrações deste Santo Popular em Lisboa.

Refira-se que este tipo de casamento em grupo foi uma realização inédita em Mississauga e uma novidade que despertou a atenção.

No que a comemorar Portugal diz respeito e ainda neste mês, é já no próximo dia 17 – das 12h00 às 17h00, no Centro Cultural Português de Mississauga (CCPM) – que se irá realizar outro grande evento, um que desta feita pretende ser recorde e entrar para o Guinness.

Trata-se duma dança colectiva, centrada no vira minhoto, e segundo aquela colectividade já têm confirmadas 400 pessoas mas precisam chegar às 750, estando assim todos convidados, com ou sem experiência no mundo da dança, para participarem e se divertirem.


Voltar a Sol Português