1ª PÁGINA


Taxa de emprego aumentou em Fevereiro

A taxa de emprego aumentou ligeiramente durante o mês de Fevereiro, segundo a agência de estatísticas do Canadá, StatCan, que adianta terem sido criados mais de 22.000 postos de trabalho durante esse curto mês de 2023.

Segundos dados tornados públicos no final da última semana, a taxa de desemprego manteve-se estável nos cinco por cento, perto do valor mínimo recorde, sendo que a maior parte dos novos postos de trabalho foram criados nos sectores da saúde, assistência social, administração pública e serviços públicos.

Por outro lado, perderam-se postos de trabalho nos ramos da construção civil, negócios e serviços de apoio.

Destaque ainda para a diferença entre o aumento dos salários e a taxa de inflação, que diminuiu, enquanto que as remunerações à hora aumentaram em média 5,4 por cento, comparativamente ao ano anterior.

Pelo terceiro mês consecutivo, o mercado de trabalho criou mais empregos do que se previa, 22.000, a par dos 150.000 novos postos de trabalho em Janeiro e superando significativamente também as previsões em Dezembro, quando foram criados quase 70.000 novos postos laborais.

Entretanto o Banco do Canadá decidiu não aumentar a taxa de juro de referência, mantendo-a a 4,5 por cento, a mais alta registada desde 2007.

Segundo o banco central, esta taxa de juro só sofrerá alterações se ao longo dos próximos meses se registar um crescimento nítido da economia canadiana.

O Banco do Canadá também foi claro ao considerar que os aumentos salariais registados entre os quatro e os cinco por cento poderá vir a dificultar a redução da taxa de inflação para a almejada meta de dois por cento.

A taxa de inflação anual no Canadá diminuiu de 8,1% em meados de 2022 para 5,9% em Janeiro deste ano.

– RA/VE


Voltar a Sol Português