1ª PÁGINA


Canadá tem as duas melhores cidades do mundo para estudar

O Canadá surge no topo de uma lista que classifica as melhores cidades do mundo para estudar, de acordo com um estudo elaborado pela organização Helpful Professor que dá a Montreal nota máxima graças a três das suas instituições de ensino superior.

"Montreal oferece uma experiência enriquecedora, expondo os alunos à rica diversidade linguística e cultural da cidade", refere a empresa responsável pelo ranking ao comunicar o resultado do seu estudo.

"Consideramos que Montreal é uma óptima cidade para estudar, por causa de todas as oportunidades educacionais e da sua vibrante culturalidade, sendo também uma cidade bilingue", lê-se no sumário do estudo, que destaca as universidade McGill University, Université de Montréal e Concordia University.

O Canadá está bem representado nesta lista mundial, com Vancouver empatado em segundo lugar, a par de Tóquio – e apenas um ponto atrás de Montreal – como sendo uma das melhores cidades para os jovens fazerem os seus percursos académicos.

Toronto classificou-se neste estudo na 20.ª posição; Edmonton em 25.º lugar; Otava e Calgary empatadas na 41.ª posição; assim como Hamilton, Kingston, London e Victoria em 82.º lugar.

Outras cidades, como Halifax (número 106 da tabela), Windsor e Saskatoon (152), Fredericton (199) e Winnipeg (296) estão igualmente identificadas.

Portugal tem cinco cidades classificadas nesta lista, com Coimbra a melhor pontuada, em 41.º lugar, ex-eco com 23 outras que ocupam a mesma posição, seguida de Lisboa e Porto, ambas em 65.º lugar juntamente com 14 outras cidades internacionais, Braga (82.º lugar) e Aveiro (152.º), ambas igualmente empatadas com múltiplas cidades de todo o mundo.

Os rankings foram determinados com base em sete factores: número de universidades na cidade; pontuação média dessas universidades; média de estudantes internacionais por universidade; custo de vida; liberdade; segurança; e simpatia da população.

– RA/VE


Voltar a Sol Português