1ª PÁGINA


Semana de Portugal 2018:

ACAPO inaugura oficialmente a 31.ª edição e revela programa de festas

Por João Vicente
Sol Português

As comemorações do Dia de Portugal deste ano incluem os habituais eventos e cerimónias, bem como algumas surpresas, além de uma lista de actividades que não estão directamente relacionadas mas que, como vem sendo hábito nos últimos anos, são promovidas a par das festividades.

O anúncio do programa foi feito por José Eustáquio, em representação da presidente da comissão ad hoc da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO), Katia Caramujo, que se encontrava fora do país em férias, no decurso de uma conferência de imprensa que no passado domingo (13) se realizou na Galeria dos Pioneiros Portugueses e durante a qual foram dados a conhecer os detalhes das comemorações locais em honra do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

As festividades, que se designam formalmente por 31.ª Semana de Portugal embora os eventos que englobam uma vez mais abranjam cerca de dois meses de actividades, tiveram início com a Noite de Gala para atribuição dos prémios de Mérito e Bolsas de estudo, que se realizou a 5 de Maio no salão Gerry Gallagher da LIUNA Local 183, e vão prolongar-se até à realização do Piquenique Anual da Casa das Beiras, que terá lugar no dia 8 de Julho no Parque Madeira.

Pelo meio ficam toda uma série de actividades, incluindo a célebre Parada, concertos e cerimónias, ainda que com algumas alterações de destaque.

Assim, e enquanto que em anos anteriores o desfile do Dia de Portugal teve de repartir a distinção de evento mais popular com os concertos gratuitos de artistas de renome, este ano essa questão não se põe uma vez que os artistas convidados vindos de Portugal actuam gratuitamente, mas apenas na véspera e em Cambridge – que fica a cerca de hora e meia de Toronto – enquanto que os que vão estar nesta cidade actuam num anfiteatro com entrada paga, noutro dia.

Face a isto, a Parada do Dia de Portugal, que vai realizar-se no próprio dia 10 de Junho, vai ser sem dúvida o principal evento desse dia, percorrendo o habitual trajecto pela rua Dundas até ao jardim Trinity-Bellwoods, com partida da Lansdowne às 11h00.

À conclusão do desfile voltará a realizar-se a habitual homenagem aos Voluntários junto ao monumento que lhes foi dedicado no jardim Trinity-Bellwoods.

Destaque entretanto para a homenagem aos Pioneiros, que terá lugar no dia 3 de Junho no alto da colina do High Park onde se encontra o Padrão dos Descobrimentos, a sul do restaurante, assim como para a cerimónia do hastear da bandeira na Câmara Municipal de Toronto, que se realiza na quinta-feira, dia 7 de Junho, pelas 12h00.

Segundo José Eustáquio, este ano não se procederá ao içar da bandeira no Queen's Park dado o Parlamento não estar em funcionamento, em virtude das eleições provinciais.

Apesar de tudo, continuará a haver vários espectáculos de música gratuitos, tendo apenas de decidir se vai passear até Cambridge no dia 9 de Junho ou se fica por Toronto e vai à cerimónia do Portuguese Walk of Fame, junto à College e Crawford.

Em Cambridge, nesse dia vai realizar-se uma Parada, que tem início às 11h00, seguindo-se pelas 15h00 uma tourada à corda e um espectáculo com actuações de Tony Silveira e dos artistas vindos de Portugal, Kássio e Ana Malhoa, a partir das 19h00.

Enquanto isso, em Toronto decorre o 25.° Festival de Folclore Raízes do Nosso Povo, com início pelas 13h00 na Praça Camões, e ao fim da tarde começam os espectáculos com os artistas Mireille Giroux, Samantha Paixão, Victoria Azevedo e Peter Serrado no MOD Club, enquanto que pelas 23h00, o DJ Overrule, vindo de Portugal, actuará no espaço de At The Studio, sito ao 718 da College Street.

Durante a tarde, pelas 17h30, proceder-se-á à cerimónia de descerramento das novas placas com os nomes dos distinguidos deste ano no Passeio dos Luso-Canadianos Famosos, seguida da homenagem a Camões às 18h00.

Os amantes do folclore poderão ainda apreciar o Festival Internacional de Folclore organizado pela Associação Cultural do Minho, que se irá realizar já amanhã, dia 19 de Maio, pelas 18h00 no salão nobre da LIUNA Local 183.

Destaque para o concerto dos GNR, que sobem ao palco do Queen Elizabeth Theatre, no Exhibition Place, no dia 15 de Junho a partir das 19h00, um espectáculo que não é gratuito mas que marca o regresso a Toronto da decana Banda rock portuguesa.

Também pago será o espectáculo tributo a Armando Costa "Rilhas", que vai realizar-se no dia 26 de Maio, a partir das 18h00, na Casa do Alentejo de Toronto.

O programa da Semana de Portugal 2018 contém ainda uma série de eventos sobre os quais poderá obter mais informações nas próximas edições.


Voltar a Sol Português