PORTUGAL EM FOCO


Covid-19: Câmara de Vila Franca de Xira cancela Feira de Outubro e Salão de Artesanato

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira anunciou terça-feira o cancelamento da Feira Anual de Outubro e do Salão de Artesanato, que se iriam realizar entre os dias 1 e 11 de Outubro, devido à Covid-19.

"É com grande tristeza que vos comunico a difícil decisão de cancelar a realização deste evento. Estivemos até ao limite a avaliar a sua realização, embora tendo a consciência de que seria fortemente condicionada pelas regras da DGS (Direcção-Geral da Saúde)", lamentou o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), numa conferência de imprensa `online'.

O autarca sublinhou que "as fortes restrições que se impunham motivaram uma fraca adesão e interesse por parte dos feirantes e dos artesãos" e apontou para o facto de não ser possível realizar esperas e largadas de touros.

"Seria impossível evitar a aglomeração de pessoas ou de garantir o distanciamento físico, devido ao envolvimento emotivo e apaixonado. Estas esperas e largadas são uma componente fundamental e prejudicaria a identidade do evento", justificou.

Alberto Mesquita ressalvou que a autarquia ainda não consegue estimar os prejuízos pela não realização deste evento, mas admitiu que o impacto "é muito grande" na economia local e no negócio dos feirantes e dos expositores.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 929.391 mortos e mais de 29,3 milhões de casos de infecção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.875 pessoas dos 65.021 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.


Voltar a Portugal em Foco


Voltar a Sol Português