COMUNIDADES EM FOCO


"Publicações Bruma": Novo projecto editorial em português no mundo académico da Califórnia

O Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI), da universidade da Califórnia em Fresno, acaba de assinar um protocolo com a University Press da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno (UECF) para estabelecer uma editora dedicada a estudos portugueses, com ênfase nos Açores, na costa oeste dos Estados Unidos da América.

A nova editora académica terá o nome de Bruma Publications e será dirigida pelo director-fundador do Instituto PBBI, Diniz Borges, como um projecto editorial dedicado à publicação de obras académicas, incluindo traduções, que destaquem as vivências portuguesas na Califórnia e no oeste dos EUA, contendo uma forte ligação com os Açores e a diáspora açoriana e vários outros aspectos do mundo lusófono.

A nova Editora ampliará a missão do Instituto PBBI, e o seu Azorean Diáspora Project a uma comunidade de leitores, em português e em inglês, em todo o mundo.

A direcção editorial será composta for Diniz Borges (Universidade Estadual da Califórnia, Fresno); Linda Carvalho-Cooley (CSU-Fresno e Reedly College); Eugénia Fernandes (Universidade da Califórnia em Davis); Emiliana Silva, Universidade dos Açores; e Michael DeMattos, Universidade do Havai.

O Conselho Consultivo será composto por uma amalgama de académicos de várias partes dos Estados Unidos, Portugal e Brasil: Inês Lima (CSU-Fresno), Onésimo Almeida (Universidade Brown), Duarte Silva, (Universidade Stanford, emérito), Teresa Martins Marques (Universidade de Lisboa-CLEPUL), Renato Alvim (CSU-Stanislaus), Debbie Avila (CSU-Fresno), Manuel Costa Fontes (Universidade Kent State, Ohio-emérito), Vamberto Freitas (Universidade dos Açores, emérito), Irene M. F. Blayer (Universidade Brock, Canadá) e Lélia Pereira Nunes (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil).

O nome de Bruma Publications, que bem representa a identidade açor-descendente, foi originalmente sugerido por Paulo Teves, antigo director regional das Comunidades.

A Editora terá o seu lançamento oficial no dia 25 de Fevereiro ao meio-dia (hora da Califórnia) com a presença do presidente Interino da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, Saúl Jimenez-Sandoval que foi professor de português e espanhol vários elementos da direcção e conselho consultivo, administração da universidade e da University Press.

O orador convidado é Onésimo Teotónio Almeida, professor catedrático na Brown e o pioneiro das editoras académicas dedicadas a estudos portugueses nos EUA.

A sessão será virtual, uma vez que em virtude da pandemia global a universidade está encerrada para eventos públicos e a maioria das aulas estão a ser dadas à distância.

Segundo Diniz Borges, espera-se que a editora possa ser mais uma voz na comunidade lusa e um contributo para o legado português naquele estado, particularmente com trabalhos académicos sobre a presença lusitana no estado da Califórnia e noutros estados do oeste americano.

Existem dois estudos inéditos já em processo de revisão para serem as primeiras duas obras publicadas pela Bruma, ambas feitos com a comunidade da Califórnia, e um terceiro com a comunidade no Havai.

A UECF tem cerca de 25 mil alunos e mantém um programa de intercâmbio com o pólo da ilha Terceira da Universidade dos Açores.

Esta será a primeira Editora numa universidade estadual da Califórnia dedicada aos estudos da diáspora portuguesa naquele estado do oeste americano.


Voltar a Comunidade em Foco


Voltar a Sol Português