CULINÁRIA


Cozido de grão

Ingredientes:

500 gr. de grão de bico seco

1 c. de sobremesa + 2 c. de chá de sal

1 cebola

1 c. de sopa de azeite

400 gr. de carne de borrego limpa

200 gr. de entremeada de porco magra

200 gr. chouriço de carne alentejano

1 farinheira

hortelã fresca q.b.

500 gr. de feijão-verde

300 gr. de batatas médias para cozer

250 gr. de abóbora limpa

200 gr. de pão alentejano (duro)

Preparação:

De véspera, ponha o grão de molho em água temperada com uma colher de sobremesa de sal. A água deve ficar cerca de dois dedos acima da superfície do grão.

Depois de demolhado, esfregue o grão entre as mãos para eliminar o máximo de peles possível. Escorra o grão e coloque-o numa panela com a cebola descascada e o azeite. Cubra com água suficiente para o cozer e tempere com uma colher de chá de sal. Deixe cozinhar tapado durante cerca de 1 hora, ou até o grão estar macio.

Ao mesmo tempo, noutra panela ponha a carne de borrego, a entremeada, o chouriço e a farinheira. Tempere com o restante sal, junte dois ou três pés de hortelã e cubra com água e leve ao lume cerca de 45 minutos, ou até as carnes estarem tenras.

Entretanto, tire o fio ao feijão-verde e corte-o ao meio, descasque as batatas e corte a abóbora em cubos.

Retire as carnes da panela, introduza no caldo os legumes preparados e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos, até as batatas estarem tenras.

Corte as carnes em pedaços. Disponha o grão escorrido numa travessa funda e por cima coloque as carnes e os legumes escorridos.

Fatie o pão, coloque numa terrina e verta sobre ele o caldo de cozedura das carnes e dos legumes. Polvilhe com folhas de hortelã.


Voltar a Culinária


Voltar a Sol Português