ECONOMIA & FINANÇAS


Trocar de casa: Vender ou comprar primeiro?

Por Jorge Oliveira

Para quem pretende trocar de casa, decidir o que fazer primeiro: vender a casa actual ou comprar a nova, é uma questão importante e que aflige muitos proprietários, sobretudo face à actual pandemia.

Não há uma resposta certa, porque todas as situações são diferentes, mas vejamos algumas das vantagens e desvantagens de ambas as opções.

Comprar primeiro

Esta opção é normalmente utilizada pelo proprietários que ao fim de alguns anos já conseguiram acumular algum valor na sua casa actual e se sentem confortáveis com as finanças.

Ao comprarem a nova casa antes de venderem a actual, sabem que, se por alguma razão esta não se vender antes da data de fecharem o negócio da compra, poderão ter de pagar as prestações de duas hipotecas, pelo menos durante algum tempo.

Dado estarmos num mercado muito activo e com falta de casas, os proprietários normalmente podem sentir-se confiantes de que não terão qualquer problema em vender a propriedade actual.

Mas esta pandemia complica a situação e a preocupação é se depois de finalizada a compra da nova casa o governo é obrigado a implementar um novo período de confinamento ainda mais rígido.

Além disso, existe sempre uma dúvida quanto ao valor pelo qual a propriedade actual vai ser vendida.

Para minimizar esta dúvida, deve-se começar com uma avaliação da propriedade actual, feita por um agente imobiliário experiente.

Trata-se de um passo importante que pode ajudar a dar uma ideia mais correcta do preço de mercado e evitar potenciais diferenças entre o que se projectava e o que é conseguido – quer essa diferença seja para menos ou, pelo contrário, para mais do que se previa e que é actualmente o que está a acontecer neste mercado.

Mesmo durante uma pandemia, as casas estão a ser vendidas por um valor que não se justifica quando comparado com os preços pelos quais eram vendidas há apenas seis meses.

Vender primeiro

Neste caso, deve começar por identificar o local, a área onde preferia comprar a sua nova casa e as características de que precisa e/ou gostava de ter.

Este passo é importante para ter uma ideia realista do preço da casa que vai tentar comprar.

Não há nada pior do que vender a casa onde vive e depois descobrir que não consegue comprar aquela que desejava.

Depois de satisfeito com o valor da propriedade em que está interessado, pode então prosseguir e tentar vender a sua pelo melhor preço possível.

Face a este mercado, sugiro que utilize uma estratégia de vendas de que já aqui falámos, no tópico intitulado "competição em ofertas".

Quando negociar a oferta, normalmente deve pedir um período de pelo menos 60 a 90 dias para fechar o negócio, mas hoje em dia, com a competição que existe pelas propriedades, sugiro que peça uma opção para mais 30 dias, caso seja necessário.

Pedir muito mais tempo do que isso pode não ser benéfico porque quando começar à procura da nova casa para comprar, os vendedores desse imóvel podem não poder esperar todo esse tempo. A opção de adiar a data de fechar o negócio só é utilizada se for necessário.

Conclusão

Em qualquer das opções existe algum risco, mas este pode ser minimizado se antes de começar este processo tiver o auxílio de um agente experiente que faça a avaliação correcta da sua casa – ou seja, um valor realista, consoante o mercado.

Se assim for, quando chegar a altura de vender a propriedade e de a alistar por esse preço, não deverá ter problemas.

São estas mesmas dúvidas – comuns à maioria dos clientes – que fazem a opção de vender primeiro mais segura. Ao venderem primeiro, e sabendo exactamente o valor que recebem da venda da sua própria casa, comprar depois outra torna-se mais fácil e mais seguro pois saberão exactamente quanto dinheiro têm para investir.

Há alguns anos, esta era a opção mais comum. O mercado não estava tão activo como actualmente e as casas levaram mais tempo a vender. Mas mesmo no mercado em que nos encontramos, é uma opção que continua a ser muito popular.

Seja qual for a opção que escolher, se pensa em trocar de casa este ano está na altura de preparar a sua propriedade para a vender. Pode não parecer, mas o activo mercado da Primavera começa já para o mês que vem.

Sugiro que obtenha os serviços de um agente experiente que, com base na sua situação, o possa ajudar a tomar a melhor decisão para si.

Jorge Oliveira é agente imobiliário da Royal LePage Supreme Realty, em Toronto, onde pode ser contactado através do telefone 416 535-8000


Voltar a Finanças


Voltar a Sol Português