CANADÁ EM FOCO


Canadá treina soldados ucranianos na Letónia

O Canadá começou segunda-feira (15) a treinar soldados ucranianos na Letónia, anunciou a ministra da Defesa, Anita Anand, no decurso duma conferência de imprensa que teve lugar no final da última semana.

Num encontro com jornalistas em Otava e ladeada pela sua homóloga da Letónia, Inara Murniece, a ministra da Defesa esclareceu que o treino de oficiais ucranianos que decorrerá naquele país do Báltico incide sobre "as responsabilidades de batalha, o processo de planeamento e de coordenação de manobras, bem como o reconhecimento de serviços de inteligência, planeamento e execução".

O anúncio coincidiu com a conclusão duma operação de defesa cibernética na Letónia que envolveu as Forças Armadas canadianas com vista a prevenir ciberataques por parte de forças ou nações hostis.

Nesta operação de três meses, elementos das Forças Armadas canadianas e dos Estados Unidos auxiliaram a Instituição de Resposta a Incidentes de Segurança dos serviços de Inteligência da Letónia na defesa de infra-estruturas críticas do país.

O Canadá, que também está envolvido no treino de militares ucranianos no Reino Unido e na Polónia, começou a dar formação às Forças Armadas da Ucrânia em 2015, com o envio então de 200 conselheiros militares.

RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português