COMUNIDADES EM FOCO


Paulo Cafôfo garante que Consulado de Toronto "vai melhorar"

Por Rómulo Ávila

Sol Português

"A minha presença aqui é de fazer um compromisso de melhoria dos serviços. Estou aqui para verificar no terreno a perspectiva, para virarmos uma página no funcionamento do consulado de Toronto, o qual reconhecemos que não é o melhor", admitiu o secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, durante uma conferência de imprensa no decorrer da sua visita ao Canadá.

O representante do governo português falava aos jornalistas em Toronto, no final da manhã de domingo (14), depois de um encontro à porta fechada com empresários e representantes da comunidade portuguesa no Canadá.

No decorrer da conferência de imprensa, Paulo Cafôfo clarificou que o governo irá proceder à "contratação de mais três funcionários" para o Consulado de Toronto e que "o concurso está numa fase de preparação".

"Teremos o concurso de chanceler que estará concluído no mês de Maio, para que possa estar em funções em Junho e assim teremos, na prática, um reforço na verdade de quatro funcionários no Consulado", explicou.

A propósito do seu anúncio relacionado com a criação e lançamento do portal de internet Consulado Virtual, assume ser uma iniciativa que "vem melhorar e aligeirar os processos relacionados com os procedimentos consulares".

Questionado pelo jornal Sol Português, o secretário de Estado das Comunidade realçou que é algo que "não pode substituir o Consulado actual", e garantiu à nossa reportagem que aquele posto consular "estará sempre de portas abertas".

"Não vamos fechar o Consulado em Toronto, nem vamos diminuir tarefas", enfatizou, clarificando que "o Consulado Virtual Português vem reforçar e não tirar".

Já sobre a situação do cargo de Cônsul-Geral, que se encontra ainda por preencher, afirmou que "o Consulado de Toronto é uma prioridade", e que "a pessoa a ser colocada será alguém com uma base de trabalho que possa, não só nos serviços consulares, mas também na ligação com a comunidade, provocar uma coesão e união entre os compatriotas".

Para já, e "de uma forma interina, foi agora colocada uma pessoa para reorganização do posto" até chegar o novo diplomata português, esclareceu.

O Consulado de Toronto serve cerca de 350.000 portugueses e luso-descendentes e está sem chanceler desde o Verão de 2022, além de que dos actuais nove funcionários, dois estão ainda em período probatório.

Desde a pandemia que funciona apenas por marcações "online", mas mesmo depois de ultrapassadas as restrições continua a atender só com agendamento prévio.

Entretanto, segundo uma divulgação da agência Lusa, terá sido entregue ao secretário de Estado das Comunidades um `manifesto' assinado pelos nove funcionários consulares de Toronto, alertando para o elevado custo de vida e para o facto de que "passados mais de 10 anos" não ter havido uma revisão salarial.

Segundo aquela agência noticiosa, no manifesto os funcionários salientam o "descontentamento e profunda insatisfação pelos salários miseráveis provocados pela actual situação que em se encontram" e citam, "a título de exemplo" que em Toronto "em 2023 o valor de arrendamento para um apartamento com um quarto situa-se entre os 1.800 aos 2.000 dólares canadianos" e que "um funcionário no início de carreira, neste posto, começa por auferir, com a variação cambial bastante oscilante, cerca de 2.300 dólares canadianos".

O secretário de Estado das Comunidades chegou a Toronto na passada sexta-feira (12) para participar nas cerimónias dos 70 anos da chegada dos Pioneiros da imigração oficial portuguesa para o Canadá, depois de passar também por Montreal, Otava e Vancouver a fim de "sentir e ouvir os problemas da comunidade".

Na agenda o membro do governo português disse trazer também "a promoção da língua portuguesa através do processo de digitalização do ensino do português no estrangeiro", tendo para o efeito procedido, em Toronto, à oferta duma biblioteca do Plano de Incentivo à Leitura à escola Pope Francis, que oferece ensino integrado da língua portuguesa.


Voltar a Comunidade em Foco


Voltar a Sol Português