1ª PÁGINA


Junho em Toronto pintado com as cores duma nação valente

ACAPO inicia comemorações dedicadas à Semana de Portugal

Por Rómulo Ávila

Sol Português

A Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO) deu arranque oficial às comemorações da Semana de Portugal em Toronto com a cerimónia de abertura que destaca o programa deste ano, encontro que decorreu a 10 de Maio na sede da Casa do Alentejo de Toronto, na presença de elementos representativos da comunidade lusa e convidados.

Até ao dia 25 de Junho o programa é vasto e recheado, muito pelo contributo dos clubes e associações da comunidade, tendo por essa razão a presidente do Conselho de Presidentes da ACAPO, Kátia Caramujo, pedido a colaboração e a comparência de todos para o sucesso dos eventos.

"Nós somos a comunidade e temos de nos juntar e ajudarmo-nos uns aos outros", lembrou a dirigente da organização de cúpula que representa as principais agremiações e colectividades lusas no Ontário.

No programa deste ano constam todas as actividades dos membros da ACAPO, mas destacam-se entre as realizações as cerimónias de tributo aos pioneiros e ao distrito conhecido por Little Portugal, a parada do Dia de Portugal e ainda as homenagens aos voluntários e ao poeta Luís de Camões.

Junho é oficialmente reconhecido pelos três níveis de governação canadiana autárquica, provincial e federal como o mês do património e da cultura portuguesa no Canadá.

O hastear da bandeira de Portugal na Câmara Municipal de Toronto será feita este ano em parceria com a vereadora Alejandra Bravo, a actual representante na Assembleia Municipal do distrito de Davenport, circunscrição que conta com a maior percentagem de residentes de origem lusa em todo o país.

A cerimónia está marcada para o dia 9 de Junho ao meio-dia, junto ao mastro cerimonial situado na praça Nathan Philips Square, frente ao edifício da Câmara Municipal.

Uma das mais significativas realizações que marca as comemorações da Semana de Portugal é a Parada que atravessa o coração de Little Portugal e este ano o icónico desfile etnográfico fará parte oficialmente do festival de rua que a associação de comerciantes local habitualmente realiza no início de Junho.

Assim, o já popular Do West Fest, uma iniciativa da BIA de Little Portugal, "estará integrado pela primeira vez [nas comemorações da] Semana de Portugal", salientou a presidente desta associação de comerciantes, Anabela Taborda, e decorre de 9 a 11 de Junho, estando a Parada, que mais uma vez tem o patrocínio do sindicato LIUNA, marcada para o dia 10.

"Estou feliz porque temos duas festas numa só: as celebrações da comunidade portuguesa, com todos os apreciadores do festival, que celebra o seu 10.º aniversário" este ano", referiu Anabela Taborda, convidando todos a participarem "nestes três dias de festa".

Entretanto a Parada irá realizar-se dentro dos moldes habituais, iniciando-se o desfile às 10h00 da manhã de sábado (10) a partir da Lansdowne e College, percorrendo então a rua Dundas até terminar junto ao parque Trinity-Bellwoods.

Segundo os responsáveis, este ano o cortejo etnográfico consta no programa "Discover Ontario", uma iniciativa do governo do Ontário que salienta as principais atracções e actividades turísticas na província.

Quanto ao festival Do West Fest, que se prevê volte a atrair mais de 500.000 visitantes a esta zona da cidade, haverá este ano uma novidade já que em vez de várias zonas para a actuação de artistas convidados, haverá um único palco, que ficará instalado no cruzamento Dundas/Ossington.

Será ali que se irá apresentar a 29.ª edição do festival de folclore "Raízes do nosso Povo", com actuações nos três dias, bem como de vários artistas luso-canadianos.

Confirmadas estão as participações de Michelle Madeira e amigos, Hugo Piló e a sua banda, Mário João Estrelinha, Rice e Mango, Isabel Sinde e amigos, Sarah Pacheco e amigos, estando ainda por confirmar dois artistas vindos de Portugal para actuar nestas celebrações.

Em termos gerais, o fado, as comemorações dos Santos Populares, o torneio de Golfe da Luso Canadian Charitable Society, os jantares e os festivais de rua e de Verão também vão fazer parte do extenso programa da Semana de Portugal, realização que celebra "Portugal de todas as formas e de todas as regiões", como destacou José Eustáquio, durante a cerimónia de abertura.

O presidente Executivo da ACAPO apelou à "união da comunidade", uma vez que "o objectivo tem de ser comum", e lembrou que "enquanto que em Portugal festejam o feriado com idas à praia, nós aqui vivemos e sentimos Portugal nas ruas de Toronto", acrescentando que: "enquanto eu puder e me deixarem, assim será".

José Eustáquio referiu igualmente a "importância da imprensa e dos media na divulgação da herança e da cultura portuguesa no Canadá", aproveitando a ocasião para "agradecer a todos os patrocinadores e amigos pela caminhada ao longo destes 36 anos de eventos".

A concluir, o dirigente da ACAPO prometeu que haverão "mais surpresas" no programa deste ano, as quais serão anunciadas oportunamente, e lembrou que o objectivo é "mais uma vez soltar a alegria de Portugal e ver as ruas cheias da nossa gente".


Voltar a Sol Português