PORTUGAL EM FOCO


Livro com jogos tradicionais dos 27 países da União Europeia lançado em Coimbra

O livro "Lançar e acertar, diverte-te a jogar!", que reúne 27 jogos tradicionais dos Estados-membros da União Europeia (UE), para jogar em família, com amigos e na escola, foi apresentado em Coimbra.

A publicação é promovida pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, dinamizada e co-financiada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e pelo Centro de Documentação Europeia de Leiria, é apoiada pelas bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria.

"A escolha desta temática está relacionada com a escassez de publicações nestas matérias, que possam ser um veículo de ensino, mas também um material para ser utilizado em contexto social e familiar", disse, numa conferência de imprensa para apresentação da obra, no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, a gestora do Europe Direct da Região de Coimbra e de Leiria, Paula Silvestre.

Com autoria de Rui Matos, José Amoroso, Nuno Amaro e Raul Antunes, o livro, em formato físico e a cores, contém um jogo tradicional de cada país da União Europeia (UE), com a respectiva explicação e ilustração para que o leitor possa interpretar, de forma "intuitiva", a metodologia de cada jogo e colocá-lo em prática.

"No fundo, é uma obra para todas as faixas etárias e será também uma forma de preservar a história da Europa, no âmbito do desporto e da etnografia", acrescentou Paula Silvestre.

"Lançar e acertar, diverte-te a jogar!", com 60 páginas, vai possibilitar realizar actividades práticas, nomeadamente, em escolas, universidades e bibliotecas, proporcionando que as gerações futuras conheçam as brincadeiras de outros tempos.

A ideia foi concebida com o intuito de promover os valores da União Europeia, "onde o pluralismo, a tolerância, a justiça, a solidariedade, a não-discriminação e a igualdade prevalecem", afirmou, o vice-presidente da CIM da Região de Coimbra, Raul Almeida.

A obra em formato digital estará disponível "brevemente".

"O que nós encontrámos foi, nos 27 países da União Europeia, um jogo, não necessariamente o jogo mais conhecido ou mais icónico [de cada um] desses países, mas que cumprisse um requisito que implicasse lançar alguma coisa e, preferencialmente, acertar com essa mesma coisa em alguma outra", explicou um dos autores do livro, Rui Matos.

Actualmente está a ser estudada a possibilidade de traduzir o livro nas várias línguas dos países que integram a União Europeia.

Durante a conferência de imprensa foi também lançado o desafio para a edição em escrita acessível, assim como tornar o livro audível.

Fazem parte da União Europeia Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e a Suécia.

LYFR // JEF | Lusa


Voltar a Portugal em Foco


Voltar a Sol Português