1ª PÁGINA


Concurso de Cantores 2020/21: Luso-canadianos entre os primeiros cinco apurados para grande final em Maio

Por Luís Aparício
Sol Português

A 15.ª temporada do Concurso de Cantores com John Santos (SCJS, na sigla em inglês) entrou na fase de todas as decisões, com o grupo de 20 semifinalistas – dividido por duas categorias – a dar tudo por tudo para garantir uma vaga na Grande Final em Maio.

A primeira de duas semifinais, realizada na passada sexta-feira (12), teve competitividade e emoção que baste, com dois luso-canadianos a integrarem o lote dos primeiros cinco finalistas.

Alex Andronache, envolvido na indús-tria musical há mais de 40 anos e que ao longo da sua carreira teve oportunidade de trabalhar com artistas internacionais como os Rolling Stones, Pink Floyd, Bob Marley e Supertramp, entre muitos outros, juntou-se ao painel de cinco elementos do júri para esta ronda.

Durante a fase de votação foi apresentado um resumo em vídeo da Grande Final da 14.ª edição do concurso, que acabou por ter de se realizar de forma virtual, devido à pandemia de Covid-19, entretanto declarada.

Ainda no decorrer da contagem final dos votos foram exibidos dois vídeos musicais ("Alone" e "Fire"), com Bruna Vilaça, a primeira convidada de um novo programa televisivo de John Santos que pretende dar a conhecer talentos musicais a despontar.

A soma dos votos do júri e do público – que teve oportunidade de votar online no site TheSingingContest.com, ou via link da página do Facebook The Singing Contest – determinou a escolha dos dois melhores classificados nas categorias juvenil e adultos, enquanto que também o terceiro adulto mais votado viria a receber um passaporte para a final.

Os restantes cinco finalistas serão conhecidos na outra semifinal após o que se realizará a habitual sessão de fotografias, com uma das fotos a ser escolhida para capa da revista desta edição do concurso.

Os concorrentes que não foram seleccio-nados terão uma última oportunidade na segunda semifinal, agendada para 26 de Março.

Cada finalista vai participar na gravação de um tema para ser incluído no álbum de compilação da 15.ª temporada enquanto que os vencedores, nas categorias juvenil e adultos, terão a oportunidade de gravar oito canções originais, que irão co-escrever com o aclamado produtor Anthony Wright.

Luso-canadianos prometem luta na final

Patrick Lopes há muito que almeja sair vencedor do concurso de cantores, figurando entre o grupo de favoritos.

O jovem luso-canadiano, todavia, não se deixou atraiçoar pela ansiedade e teve uma actuação segura com"What's Your Country Song", de Thomas Rhett, que lhe garantiu uma das vagas entre os finalistas da categoria Adultos.

Quem não teve a mesma sorte foi Natasha Costa que não conseguiu convencer os jurados com a interpretação em espanhol do tema "Como La Flor", da cantora Selena.

Entretanto, JSJ foi o segundo adulto a sobressair ao interpretar "Who's Loving You", dos The Jackson 5.

A participar pela primeira vez neste concurso, mas já com alguma experiência musical, JSJ considerou que esta era a música certa para aquela noite e o público e o júri parecem ter concordado.

Carine Sroujian garantiu a terceira vaga entre os adultos com"Natural Woman", canção popularizada por Aretha Franklin.

No escalão juvenil, Malia Afonso – apontada como uma das potenciais vencedoras no seu segmento – impressionou os elementos do júri com uma grande interpretação em frente às câmaras do tema "Out Here on My Own", de Irene Cara.

"A escolha da canção foi muito boa (...) e posso dizer que o teu desempenho foi excelente", afirmou Alex Andronache ao comentar a actuação que valeu um lugar na final à jovem luso-canadiana.

Sabrina Barreto é outra luso-descendente que embora não tenha conseguido desde já um lugar na final é considerada uma das jovens a ter em atenção na 2.ª semifinal.

O segundo jovem apurado nesta prova seria Ishaan Grotra, que já em 2020 havia chegado à final e que garantiu um lugar também entre os finalistas em 2021 com a sua interpretação de "I Will Always Love You", de Whitney Houston.

Apesar da tenra idade (11 anos), Ishaan está determinado a levar a cabo o seu objectivo de construir uma carreira musical e até já compôs alguns temas originais.

À conclusão do evento, Anthony Wright, um dos jurados dessa noite, considerou ter-se ali assistido a "uma ronda espectacular de música".

Numa temporada marcada pelas restrições da Covid-19, e muitos condicionalismos, a organização continua a não facilitar e mantém em vigor as medidas de distanciamento necessárias para garantir a segurança de todos os que estão envolvidos nesta competição.

Os concorrentes, que têm de respeitar as distâncias determinadas e deixar o edifício da Casa do Alentejo de Toronto, onde estão localizados os estúdios SCJS, após as suas actuações, continuam a ter de cantar ao vivo sem a presença de familiares e amigos.

Contudo, esta semifinal introduziu a possibilidade do público dar o seu apoio aos concorrentes, principalmente os familiares e amigos, através da plataforma Zoom.

John e Lisa Santos desempenharam o papel de apresentadores da prova, com transmissão através da Internet, tanto no canal de YouTube do SCJS, "TheSingingContest1", como na App da GoLive TV.

A Grande Final está marcada para dia 28 de Maio mas pelo meio, no fim-de-semana de 9 a 11 de Abril, os finalistas vão poder participar em vários eventos que incluirão, entre outros, workshops destinados a dar-lhes formação em tópicos como composição, técnicas vocais, ou o que esperar durante uma sessão de gravação em estúdio.


Voltar a Sol Português