1ª PÁGINA


Exhibition Place pode vir a ter mais um estádio

Novo projecto orçado em 500 milhões de dólares

Embora neste momento seja difícil imaginar 7.000 pessoas num evento ao vivo, se os planos da OverActive Media se vierem a concretizar, em 2025 Toronto poderá vir a ter mais um estádio e um hotel onde esse número de fãs de jogos de computador e consola se poderão reunir para assistirem a este tipo cada vez mais popular de competições.

"Estamos a construir uma companhia líder mundial de media e entretenimento desportivo do século XXI e este local de espectáculos de primeira classe vai ser o ponto de encontro de eleição para uma nova geração de adeptos que encaram as suas escolhas e experiências de entretenimento de forma diferente", explica Chris Overholt, presidente e director executivo da OverActive, empresa de desportos digitais (e-sports) proprietária de várias equipas competitivas.

Embora o projecto ainda não tenha sido definitivamente aprovado pelo conselho de governadores do Exhibition Place nem pela autarquia torontina, um porta-voz da empresa garante estarem "na fase final" para definirem os termos do negócio, sentindo-se por isso "optimistas de que em breve" possam dar por concluídas as conversações "de forma satisfatória para todos".

Caso consiga o aval necessário, o empreendimento vai ocupar 1,6 hectares junto ao Hotel X Toronto, no Exhibition Place, e, segundo a OverActive, será palco para mais de 200 realizações anualmente, desde espectáculos e desportos electrónicos a convenções e eventos corporativos.

A OverActive tem equipas na Liga Overwatch (os Toronto Defiant), na Liga Call of Duty (Toronto Ultra), na Liga Europeia de Lendas (MAD Lions, uma equipa espanhola) e na Counter Strike: Global Offensive (também os MAD Lions).

Em Dezembro Chris Overholt afirmou que, nos dois últimos anos, a empresa tinha angariado investimentos privados no valor de 80 milhões de dólares.

Entre os proprietários da OverActive – que inclui mais de 80 indivíduos, tais como o co-proprietário dos Pittsburgh Penguins, Mike Kimel, e o empresário de tecnologia Sheldon Pollack – contam-se o ala direita da equipa de hóquei no gelo Toronto Maple Leafs, Mitch Marner, e o artista canadiano The Weeknd.

Quando a Library Collection of Hotels recebeu autorização para construir o Hotel X no Exhibition Place também teve luz verde para edificar uma segunda torre.

Posteriormente, a OverActive adquiriu esses direitos e começou a trabalhar com a autarquia e com o Exhibition Place num projecto para construir a segunda torre com Henry Kallan, proprietário da Library Hotel Collection.

O Exhibition Place abrange 77 hectares situados na orla marginal de Toronto onde se realiza anualmente a Exposição Nacional Canadiana e onde está localizado o estádio BMO Field – sede da equipa de futebol de Toronto, os Toronto FC, da Major League Soccer, e dos Toronto Argonauts, da Liga de Futebol Canadiano (CFL, na sigla em inglês).


Voltar a Sol Português