1ª PÁGINA


Núcleo do Ontário de Ex-combatentes Portugueses passa a ter carrinha ao serviço dos membros

Inauguração e apresentação do veículo decorreu durante a cerimónia à memória dos ex-combatentes que decorreu junto ao monumento no cemitério Glen Oaks Memorial Garden, em Oakville

Por Luís Aparício

Sol Português

Os ex-combatentes com mais dificuldades de mobilidade têm agora à sua disposição uma carrinha para os levar às visitas médicas e a outras consultas e serviços importantes.

O veículo de transporte, com sete lugares, foi apresentado oficialmente no passado domingo (14), durante a cerimónia de homenagem aos combatentes falecidos que decorreu no cemitério Glen Oak Memorial Garden, em Oakville, com bênção do padre Manuel Tavares, de Kingston.

Antes da cerimónia e em declarações ao jornal Sol Português, o presidente da Liga dos Ex-combatentes Portugueses - Núcleo do Ontário, António Letra, revelou que a carrinha foi-lhes doada pelo sindicato LIUNA, tendo o executivo da filial Local 183, que é dirigido pelo administrador luso-canadiano Jack Oliveira, tido um papel preponderante na aprovação da petição da Liga para conseguirem ajuda para a aquisição do veículo.

A carrinha, que representou um investimento superior a 35.000 dólares, segundo revelou António Letra, tem incorporados os logótipos da LIUNA e da Liga dos Ex-combatentes - Núcleo do Ontário.

A inauguração foi feita na presença do cônsul-geral de Portugal em Toronto, José Manuel Carneiro Mendes, e de perto de três dezenas de pessoas, imediatamente após a cerimónia de homenagem aos militares portugueses e canadianos que tombaram em conflitos militares e que decorreu junto ao monumento instalado no talhão denominado "Nossa Senhora de Fátima", naquele cemitério.

Com dois metros de altura, o monumento da Liga dos Ex-combatentes Portugueses é constituído por vários elementos, dos quais se destacam a Cruz de Cristo e um capacete militar, tendo ainda a inscrição: "Sacrificados em vida, respeitados na morte".

Fotos: Cortesia da Liga dos Ex-Combatentes – Núcleo do Ontário


Voltar a Sol Português