1ª PÁGINA


Taxa de inflação ao nível mais baixo desde Fevereiro de 2022

A taxa de inflação anualizada no Canadá desceu para 6,3% em Dezembro, o nível mais baixo desde Fevereiro do ano passado e uma redução de meio por cento face aos 6,8% registados em Novembro.

A Agência de Estatísticas do Canadá, StatCan, realça mesmo que foi a maior descida registada desde 2020, embora destacando que a taxa de inflação se mantém ainda com o dobro do valor que o Banco do Canadá quer atingir como meta – cerca de 2%.

Em previsão, os economistas já admitiram que o Banco Central vai aumentar novamente a sua taxa de juros de referência em 0,25 pontos percentuais na próxima semana.

Entretanto, os dados divulgados pela Agência de Estatísticas do Canadá atribuem a mais recente desaceleração no custo de vida a uma queda de 13% no preço da gasolina, a maior descida desde Abril de 2020.

À semelhança do que aconteceu em praticamente todo o mundo, o preço da gasolina no Canadá aumentou drasticamente com a invasão da Ucrânia pela Rússia, conflito que afectou claramente o mercado de petróleo a nível global.

O alívio que agora se regista no preço dos combustíveis significa que a gasolina custa actualmente só mais três por cento do que há um ano, antes da deflagração do conflito.

Em contraste, porém, os canadianos continuam a pagar mais pela alimentação, uma vez que o preço dos alimentos subiu 0,3 por cento em Dezembro, registando agora um aumento anual de 11 por cento, quase o dobro da taxa de inflação.


Voltar a Sol Português