1ª PÁGINA


Abertura oficial da Semana de Portugal 2022:

ACAPO assinala 69.º aniversário de emigração oficial portuguesa para o Canadá

Por Luís Aparício

Sol Português

A Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO) voltou a assinalar a data do aniversário da emigração oficial portuguesa para o Canadá, depois de um interregno de dois anos devido à pandemia.

A cerimónia, habitualmente realizada na Galeria dos Pioneiros, desta feita teve lugar na passada sexta-feira (13) na praça Camões, em Toronto, e marcou também a abertura oficial das comemorações da Semana de Portugal 2022.

O presidente do executivo da ACAPO, José Eustáquio, lamentou não ter sido possível fazer a cerimónia na Galeria dos Pioneiros, mas salientou que era importante continuar a marcar a data de 13 de Maio "porque é o início do lançamento daquilo que vai ser uma grande celebração para o ano".

José Eustáquio reconheceu também o esforço daqueles que continuam a fazer de tudo para manter o movimento associativo português bem vivo e deixou um agradecimento "aos visionários que continuam a manter esta comunidade visível".

O dia 13 de Maio marca a data em que, no ano de 1953, chegou ao Cais (Pier) 21 de Halifax, na província da Nova Escócia, os primeiros 113 portugueses com documentos oficiais de imigração a bordo do navio Saturnia, provenientes dos Açores, da Madeira e de Portugal Continental.

Presente nesta cerimónia esteve José Eduardo Sousa, irmão de um desses pioneiros – António Sousa, natural da Nazaré – que recordou a sua chegada a Toronto, pouco mais de um ano depois, acompanhado da cunhada, Maria Antónia, e do sobrinho, José Júlio.

Dirigindo-se especialmente aos que, anos mais tarde, encontraram uma comunidade já constituída e que lhes facilitou o processo de adaptação, o ancião pediu-lhes que valorizassem o esforço desses pioneiros que tiverem de construir tudo de raiz.

"Quero dizer àqueles que chegam agora e já têm a cama feita, e têm a sopa em cima da mesa, um bocadinho mais de respeito e mais valor por aqueles que já por aqui andaram", realçou.

O programa da Semana de Portugal em Toronto inclui vários eventos, com destaque para a Parada do Dia de Portugal na Dundas Street West, no dia 11 de Junho, com início às 11h00, seguindo-se uma homenagem aos voluntários, pelas 13h30, no parque Trinity-Bellwoods.

De realçar ainda a cerimónia do hastear da bandeira de Portugal no dia 10 de Junho, pelas 12h00, junto à Câmara Municipal de Toronto, com a participação da vice-presidente da autarquia, Ana Bailão, e para o festival de rua "Do West Fest", de 3 a 5 de Junho, organizado pela Associação Comercial de Little Portugal de Toronto.


Voltar a Sol Português