1ª PÁGINA


Eleições legislativas a 2 de Junho

Eis o que precisa saber sobre o processo de votação antecipada, como votar pelo correio, como fazer para se registar nos cadernos eleitorais e outras informações úteis

Para votar nas eleições provinciais, os eleitores têm de ter pelo menos 18 anos de idade, ser cidadãos canadianos residentes no Ontário e constar nos cadernos de eleitores da Elections Ontario.

Este departamento responsável pelo processo eleitoral mantém uma lista permanente de eleitores, aos quais deverá ter sido enviado um cartão de eleitor pelo correio no período entre 12 e 20 de Maio.

Será necessário levar este cartão consigo quando votar, juntamente com um documento de identificação.

Caso não tenha recebido o cartão de eleitor, poderá adicionar ou actualizar as suas informações até ao dia 23 de Maio no portal da Elections Ontário, em www.elections.on.ca.

Na eventualidade de não receber um cartão e de se esquecer de actualizar a sua informação na lista de eleitores, poderá ainda assim votar, pedindo para adicionar o seu nome à lista de eleitores no dia em que for votar. Para isso, terá de levar consigo um documento de identificação com o seu nome e endereço residencial. Nessa altura ser-lhe-á pedido que assine uma declaração.

Os locais de votação estão indicados no cartão de eleitor, mas poderá também inserir o seu código postal no portal da Elections Ontario para saber o distrito eleitoral a que pertence.

O portal dar-lhe-á a informação sobre onde pode votar no dia das eleições ou durante o período de votação antecipada, mas também pode descarregar o aplicativo da Elections Ontario e instalá-lo no seu smartphone ou tablet para obter mais informações.

Depois de inserir o seu código postal, verá também a lista dos candidatos que concorrem no seu distrito.

Caso prefira a opção de votar pelo correio, pode inscrever-se online ou enviando o pedido pelo correio. O prazo para solicitar o boletim de voto por correspondência termina às 18h00 do dia 27 de Maio e a Elections Ontario terá de receber o seu kit de votação completo até às 18h00 de 2 de Junho para que o voto seja contado.

Assim que o pedido para o envio do kit de votação por correio for aceite, a Elections Ontario enviá-lo-á para o endereço que indicou.

Se estiver temporariamente a residir fora da província, poderá votar como eleitor ausente desde que não esteja fora há mais de dois anos, tenha vivido no Ontário durante pelo menos 12 meses antes de se ausentar e tencionar regressar.

O pedido para se inscrever como eleitor ausente pode ser feito online, no portal da Elections Ontario.

Este ano, o período para votação antecipada aumentou de cinco para 10 dias nos 124 distritos eleitorais em toda a província, com as mesas de voto abertas diariamente de 19 a 28 de Maio, entre as 10h00 e as 20h00.

Para além do portal electrónico, a Elections Ontario pode ainda ser contactada através do telefone 1-888-668-8683 ou pelo e-mail info@elections.on.ca.


Voltar a Sol Português