CULINÁRIA


Borrego com molho de iogurte

Ingredientes:

400 gr. de borrego limpo

1 c. de sobremesa de sal (+ 1 c. de chá)

2 c. de sopa de caril em pó

1 c. de sopa de pimentão-doce moído

1 c. de chá de cominhos em pó

1 c. de sopa de alho em pó

1 malagueta vermelha

7 c. de sopa de iogurte grego natural

150 gr. de cebola

3 c. de sopa de azeite

500 gr. de tomate maduro

400 gr. de manga

50 gr. de coentros

3 talos de aipo

250 gr. de cuscuz

2,5 dl. de água

1/2 limão

Preparação:

Corte o borrego em cubos e tempere-o com 1 colher de sobremesa de sal previamente misturado com as especiarias e o alho em pó. Junte a malagueta, limpa de sementes e picada, e o iogurte grego. Misture e deixe marinar 30 minutos.

Descasque a cebola, pique-a finamente e aloure-a num tacho com o azeite.

Adicione os pedaços de borrego bem escorridos (reserve o líquido da marinada) e cozinhe a carne em lume médio a forte, mexendo de vez em quando.

Adicione o tomate, limpo de sementes e picado em cubos pequenos, tape e reduza o lume, deixando cozinhar suavemente durante 40 minutos.

Junte a marinada, a manga descascada e cortada em cubos e os pés dos coentros finamente picados (reserve as folhas) e cozinhe mais 15 minutos ou até a carne estar tenra.

Lave o aipo, corte-o em lâminas finas e misture-o com os cuscuz e a colher de chá de sal. Regue com a água a ferver, mexa com um garfo, tape e deixe hidratar.

Na altura de servir, regue o borrego com o sumo do limão e salpique com as folhas de coentros reservadas. Solte os cuscuz com um garfo e sirva-os a acompanhar a carne.


Voltar a Culinária


Voltar a Sol Português