1ª PÁGINA


Comissária de Informação admoesta RCMP por lentidão a responder a pedidos de informação

Segundo um relatório publicado pela comissária da Informação do Canadá, Caroline Maynard, a incapacidade da Real Polícia Montada Canadiana (conhecida em inglês pela sigla RCMP) em dar resposta atempada aos pedidos de informação que recebe atingiu um ponto crítico e urge a liderança da organização a intervir.

"Os canadianos esperam, e com todo o direito, que a força policial do Canadá, encarregada de fazer cumprir a lei canadiana, a cumpra também. A gravidade da situação na RCMP exige uma acção ousada e abrangente para poder mudar de rumo", afirma a comissária que em 2019 iniciou uma investigação ao gabinete da RCMP responsável por dar resposta aos pedidos de informação feitos pelo público.

A investigação teve por base as queixas recebidas, mas também por a RCMP "deixar consistentemente" de fornecer as respostas exigidas pelo gabinete da comissária que verificou que em Fevereiro de 2019 a RCMP tinha 4.532 pedidos de informação pendentes e 92 deles não obtiveram uma resposta dento do prazo estipulado.

"O número de casos em atraso é chocante", referiu Caroline Maynard, que critica tanto a resposta da RCMP como a do ministro da Segurança Pública, Bill Blair.

A comissária revela-se céptica de que as mudanças efectuadas pela RCMP venham a ter qualquer resultado prático e denuncia a resposta do ministro Bill Blair, que classifica como "insuficiente em vários aspectos, particularmente no que toca a um compromisso relativo à transparência e à prestação de respostas atempadas", dizendo mesmo que "ignorou a maioria das recomendações e parece despreocupado quanto às falhas identificadas [neste gabinete] da RCMP".

As recomendações indicavam a necessidade de mais treino e recursos para os agentes responsáveis, apelando ao ministro para que se assegure de que a RCMP tem os recursos necessários para cumprir com as suas obrigações.

Questionado acerca deste relatório emitido pela comissária da Informação, o Primeiro-ministro Justin Trudeau agradeceu a sua elaboração e disse que o governo irá analisar como proceder para "garantir que os canadianos tenham plena confiança na sua força policial nacional", e apontou a "transparência e a responsibilização" como formas de atingir esse objectivo.


Voltar a Sol Português