CANADÁ EM FOCO


Inflação no Canadá atinge nível mais baixo desde Agosto de 2021

A taxa de inflação no Canadá desceu para 4,3% em Março, informou a agência de estatísticas canadiana, StatCan, mas o Banco do Canadá anunciou que pretende manter as elevadas taxas de juros ao mesmo nível, mesmo que a inflação desça rapidamente.

A taxa de inflação anual do país tem vindo a acompanhar a previsão do Banco do Canadá de que venha a descer aos 3% até meados deste ano.

Segundo o economista-chefe do banco BMO, Douglas Porter, o relatório agora emitido pela agência de estatísticas revela que "todos os caminhos" apontam, de facto, para a redução da taxa de inflação para os níveis indicados pelo banco central

A desaceleração da inflação, que se tem vindo a registar desde o Verão passado permitiu que a taxa de inflação anual no país atingisse o valor mais baixo desde Agosto de 2021.

Apesar disso, o Banco do Canadá anunciou que vai manter a sua taxa de juros de referência, que actualmente se cifra em 4,5%, inalterada.

Esta é já a segunda vez que o banco central canadiano decide não alterar os juros nas suas comunicações regulares, que ocorrem aproximadamente a cada dois meses, depois de ter anunciado oito aumentos consecutivos.

Em comunicado, o banco diz que, em termos gerais, "a procura ainda supera a oferta" no que diz respeito a muitos sectores da economia e considera que "o mercado de trabalho continua muito retraído" devido à falta de mão-de-obra.

O banco esclarece ainda que "o crescimento económico no primeiro trimestre parece ser mais forte do que o que foi projectado em Janeiro, com um aumento nas exportações e o crescimento sólido do consumo".

O documento do Banco Central refere ainda que "o crescimento da economia canadiana é previsto ser de 1,4% este ano, 1,3% em 2024 e 2,5% em 2025" e que os dados mais recentes "reforçam a confiança de que a inflação continuará a decair nos próximos meses".

A organização responsável pela política monetária do país espera que "a inflação desça rapidamente, para cerca de 3% em meados deste ano" e continue a diminuir "gradualmente", até atingir a meta pretendida de "2% até ao final de 2024".

O próximo anúncio do Banco do Canadá com respeito às taxas de juros está previsto acontecer a 7 de Junho.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português