CANADÁ EM FOCO


Hamilton declara estado de emergência face a crise de toxicodependência, saúde mental e alojamento

A Câmara Municipal de Hamilton declarou no início deste mês o estado de emergência devido ao elevado número de pessoas sem-abrigo, toxicodependentes e com problemas de saúde mental.

Apesar de aprovada pela Assembleia Municipal, a moção não obriga a autarquia desta cidade do sul de Ontário a agir imediatamente no sentido de criar novos programas para dar resposta à crise.

Contudo, requer que a presidente da Câmara, Andrea Horwath, peça ao governo provincial que tome medidas de acordo com as recomendações feitas por um grupo de agências de Saúde Pública.

Essas recomendações incluem o alargamento dos serviços e programas para toxicodependentes, face a um relatório datado de Janeiro que revela que o número de mortes e sobredoses de estupefacientes em Hamilton "aumentou exponencialmente".

A autarca irá também pedir às autoridades provinciais para que corrijam o modelo de assistência social para os sem-abrigo que vivem nas ruas da cidade, e solicitar ao governo e ao Conselho de Administração da Ontario Health que "imediatamente" se comprometam a suprir as lacunas nos serviços de apoio à saúde mental.

Para ajudar a dar resposta a estes problemas, a moção pede que o governo do Ontário autorize a abertura de mais de 21 locais de consumo e tratamento de toxicodependentes, garanta o acesso a medicamentos que promovem a abstinência e reduzem o consumo de droga, como a metadona e a buprenorfina, e financie a construção de mais habitação acessível na cidade.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português