CANADÁ EM FOCO


Governo do Ontário propõe reduzir
idade mínima dos nadadores salvadores
para 15 anos

O Governo do Ontário apresentou uma proposta para reduzir a idade mínima dos nadadores-salvadores para 15 anos como forma de fazer face à escassez de pessoal.

No último Verão vários municípios tiveram grande dificuldade em preencher as vagas para os postos de nadadores-salvadores, que a lei estipula actualmente terem de ter pelo menos 16 anos de idade.

Contudo, há já alguns anos que a Sociedade de Nadadores-salvadores baixou a idade mínima para a certificação de nadadores-salvadores de 16 para 15 anos.

De acordo com a porta-voz da organização, Stephanie Bakalar, os programas de certificação têm em conta a capacidade física, cognitiva e a maturidade emocional dos candidatos pelo que qualquer jovem de 15 anos que consiga passar o exame de certificação, está apto a trabalhar.

Para além de adaptar a idade aos novos regulamentos dos cursos de formação, a medida proposta pelo governo pretende dar resposta à escassez de pessoal e permitir criar mais empregos para os jovens

Durante a pandemia de covid-19, os encerramentos decretados impediram a Sociedade de Nadadores-salvadores de oferecer os seus cursos de certificação, o que levou a uma redução substancial no número de formandos.

"A mudança agora proposta oferece também um maior acesso às piscinas públicas super-visionadas por nadadores-salvadores e a aulas de natação em toda a província", refere o governo.

A proposta está aberta à avaliação e comentários do público até ao dia 28 de Abril.

– RA//VE


Voltar a Canadá em Foco


Voltar a Sol Português