COMUNIDADES EM FOCO


70.º aniversário da imigração portuguesa no Canadá

Convite à participação de toda a comunidade na apresentação do programa oficial das comemorações

Por Rómulo Ávila

Sol Português

Há quase 70 anos, mais exactamente a 13 de Maio de 1953, 100 portugueses desembarcaram no Cais 21 em Halifax, Nova Escócia, o primeiro contingente oficial de imigrantes vindos de Portugal e por isso reconhecidos como pioneiros.

Chegaram ao Canadá a bordo do navio "Saturnia", com sonhos, ambições e desejos de uma vida melhor, para si e para os seus, que mais tarde aqui se viriam a juntar a este corajoso grupo.

Agora, passados 70 anos, é tempo de homenagear e recordar aqueles que lançaram as raízes da comunidade portuguesa, hoje vigorosa e bem implantada em terras canadianas.

Com esse objectivo, o programa oficial das comemorações do 70.º aniversário da imigração portuguesa no Canadá foi apresentado a 12 de Abril pelo comité organizador das festividades.

Segundo os responsáveis, as celebrações, que decorrem de 19 de Abril a 28 de Junho, compreendem uma vasta gama de actividades, com destaque especial para a apresentação das "Estórias da História Portuguesa no Canadá", que se traduzem em eventos virtuais (de 19 a 22 de Abril) com a participação de um leque alargado de autores e professores de renome, incluindo Carlos Teixeira, Aida Batista, Onésimo Almeida, Manuela Marujo, Susana Miranda, José Jácome, Diniz Borges, Maria J. Dodman e Eduardo Medeiros.

Neles serão abordados temas como: os primórdios e a geografia portuguesa no Canadá; a mulher portuguesa no Canadá; o projecto e a confirmação portuguesa no país; e a língua e cultura portuguesa no Canadá.

Na apresentação do programa das comemorações, Manuel da Costa, ladeado por elementos do comité organizador e voluntários, salientou o pendor claramente açoriano do evento celebrativo que será observado no dia 7 de Maio, já que grande parte dos pioneiros que chegaram a bordo do Saturnia eram da fibra de que são feitas as nove ilhas do arquipélago.

Trata-se de um almoço comemorativo dos 70 anos da imigração portuguesa que terá lugar no Centro de Convenções Pearson, em Brampton, altura em que se procederá à apresentação do livro "Açores-Canadá"; será exibida uma exposição fotográfica a cargo do Museu da Emigração Açoriana com o tema "Quando eu parti para o Canadá"; e apresentado um espectáculo de comédia com Tia Maria do Nordeste; bem como actuações dos artistas Henrik Cipriano, Carlos Borges e Miguel Domingos.

A 12 de Maio será hasteada a bandeira portuguesa na Câmara Municipal de Oshawa, facto que "deixa orgulhosa toda a organização", indicou Manuel da Costa, ao mesmo tempo que era revelado que "os pioneiros portugueses serão lembrados na Assembleia da República Portuguesa", confirmando ainda que o presidente daquele órgão de soberania nacional portuguesa estará presente nas comemorações dos 70 anos no Canadá, bem como outros políticos e diplomatas portugueses e canadianos.

O dia que marca oficialmente a história e as páginas da emigração portuguesa para o Canadá – 13 de Maio – começará com apresentações de livros e exibições de arte, e prolongar-se-á com as cerimónias do "Portuguese Canadian Walk of Fame" e a apresentação dos nomeados deste ano.

Neste dia, que é também dedicado a Nossa Senhora de Fátima, destaque ainda para o Monumento aos Pioneiros e para o concerto com a fadista Marisa, que se realizará na sala de espectáculos Universal EventSpace, em Vaughan.

Angie Câmara, que integra a organização, aproveitou a ocasião para lançar um apelo a todas as mães e avós para que se juntem às comemorações pois, salientou, "haverá uma grande surpresa para as mães portuguesas".

Com o título de "Portugal - The Festa", o dia 14 de Maio será celebrado em grande na praça Nathan Phillips Square, no coração de Toronto, frente à Câmara Municipal, com início às 11h00 e prolongando-se até às 21h00.

"Este dia é para celebrar a nossa cultura e as nossas tradições, bem no coração da cidade, mostrando a todos e a todas as etnias a nossa força", destacou a organização, salientando que é algo que acontece naquele espaço "pela primeira vez na história da comunidade portuguesa".

Para o espectáculo, gratuito, destacam-se as actuações de Bárbara Bandeira e de Pedro Abrunhosa, vindos de Portugal, para além de vários artistas locais, incluindo Peter Serrado, Ruby Anderson, banda Sagres e Tony Gouveia e a sua banda.

Não faltarão também grupos folclóricos, estando confirmada a presença de ranchos da Associação Cultural do Minho, Associação Migrante de Barcelos, Centro Cultural Português de Mississauga, Clube Cultural Português de Vaughan e os ranchos da Nazaré de Mississauga e do Ribatejo.

Destaque ainda para as actuações dos grupos Bombos do Minho e Bombos do Arsenal do Minho, bem como da Luso-Can Tuna, a única tuna estudantil dedicada à cultura lusa na América do Norte.

Tendas e quiosques de comes-e-bebes com sabor português vão também marcar presença nesta festa ao ar livre, tendo a organização confirmado desde já a presença da Associação do Minho, do restaurante Mercado, da empresa Borges Foods, da Brazilian Shine, da Caldense Bakery, de Carla Antunes e de Casa Betina.

Neste que será um verdadeiro mercado de sabores e de arte estão certas também as participações de: Casa dos Açores do Ontário; Macedo Winery; Mudança Clothing; Passado Brazil; Portuguese Cheese; Centro Cultural Português de Mississauga; Rei do Churrasco; Rok Cork; Portuguese BakeShop and Chicken House; e Up the Street.

"Venha ser português por um dia na Nathan Phillips Square no dia 14 de Maio de 2023", foi o repto deixado pela organização, salientando que "não faltarão o artesanato, a cerveja, o vinho e muitas iguarias da nossa terra natal, incluindo frango de piri-piri, bifanas e, claro, as nossas mundialmente famosas natas".

Também o fado, estilo musical caracteristicamente português e reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, tem para si uma noite reservada.

Será a 20 de Maio, na Casa do Alentejo de Toronto, com actuações dos fadistas portugueses Pedro Galveias, José Geadas e Miguel Ramoso, fazendo, ao que informou a organização, um tributo a Fernando Maurício.

Ainda a fechar o mês de Maio, destaque para a participação mais uma vez do Centro Cultural Português de Mississauga no festival multicultural Carassauga, evento que decorre de 26 a 28 desse mês e que representa a 38.ª edição do certame.

Dai até ao final do programa de eventos, que só termina a 28 de Junho, realizar-se-ão várias mesas-redondas e colóquios abordando a língua portuguesa, a literatura, a religião, a forma como a comunidade portuguesa tem um papel integrante no Canadá e a lusofonia.

Como pano de fundo é justo ainda dizer que continua subjacente a todo o programa o objectivo de recolher fundos para a Casa Magalhães, projecto que pretende construir o primeiro lar para idosos de expressão portuguesa.

O calendário dos eventos pode ser consultado em: 70anoscanada.com, portal que foi criado propositadamente para promover e destacar estas comemorações.


Voltar a Comunidade em Foco


Voltar a Sol Português